NOTÍCIAS

Aché vence Valor Inovação 2016 como a empresa farmacêutica mais inovadora do Brasil

30 de novembro de 2016

Prêmio também destaca a companhia como a 17ª empresa mais inovadora do País.

Publicado em 19 de julho de 2016

O Aché Laboratórios é o primeiro colocado na categoria “Farmacêutica e Ciências da Vida” do prêmio Valor Inovação Brasil 2016, promovido pelo jornal Valor Econômico, em parceria com a consultoria Strategy&, da PwC. A companhia também conquistou o 17º lugar na lista das 100 empresas mais inovadoras do País. A cerimônia de premiação foi realizada ontem (18/7), em São Paulo.


A pesquisa promovida pelo anuário Valor Inovação tem o objetivo de contemplar o esforço de companhias que investem continuamente e de forma estruturada em inovação e utiliza como principais critérios o percentual da receita direcionada para inovação, a criação de novos produtos, processos e estruturas, o número de lançamentos bem-sucedidos, a maturidade dos processos de inovação e a implantação de culturas voltadas para essa área.

“É uma honra receber este reconhecimento que reforça o compromisso do Aché em investir constantemente em inovação, principalmente no ano em que comemoramos 50 anos de história”, afirma Stephani Saverio, diretor de Inovação e Novos Negócios do Aché. A empresa investe em inovação como estratégia para seu crescimento sustentável, em um mercado altamente competitivo. Essa visão permitiu o lançamento de 25 produtos, no ano passado, e crescimento de faturamento líquido de 9,3%, em 2015, na comparação com o período anterior. Em 2016, os aportes para Inovação, Excelência Operacional e Desenvolvimento de novos produtos passam de R$ 200 milhões. Para este ano, também estão previstos cerca de 25 lançamentos.

Duas linhas guiam a inovação no Aché: a inovação radical e a inovação incremental. A primeira consiste na pesquisa e desenvolvimento de novos ativos, sejam eles sintéticos, fitomedicamentos, biológicos, nutracêuticos ou dermocosméticos. A segunda consiste em melhorias incrementais de ativos existentes no Brasil e no mundo, fortemente apoiado em aplicação de tecnologia farmacêutica, assim como novas associações, formulações e indicações terapêuticas.

Em 2015, a companhia realizou um planejamento estratégico com visão para 2030. Com base neste plano, o Aché criou um Núcleo de Inovação composto por cinco diretorias que se uniram para criar iniciativas fundamentais para o desenvolvimento da empresa. Isso possibilita o lançamento acelerado de novas soluções terapêuticas para médicos e pacientes, levando mais vida e saúde para as pessoas.

O planejamento estratégico também possibilitou a inauguração do Laboratório de Design e Síntese Molecular, em novembro de 2015, voltado à criação de inovação radical dentro da companhia e que tem como foco necessidades ainda não atendidas em diferentes áreas, como Saúde Feminina, Saúde Masculina, Sistema Nervoso Central, Cardiometabólica, Saúde Respiratória e Osteomuscular. “A partir de então, um grupo de cientistas está focado integralmente na pesquisa de moléculas inovadoras, com o objetivo de desenvolver novas aplicações farmacêuticas para saúde humana”, afirma Cristiano Guimarães, diretor de Inovação Radical do Aché.

A inauguração do laboratório possibilitou à empresa entrar, no início de 2016, no Structural Genomics Consortium (SGC), uma parceria internacional entre universidades, governos e indústrias para acelerar o desenvolvimento de novos medicamentos. O consórcio tem sede nas universidades de Toronto e Oxford e o Aché é a única farmacêutica nacional a entrar no programa. De acordo com Stephani Saverio, o foco em inovação e no futuro possibilita ter diferencial competitivo para entrar em mercados internacionais. “Atualmente, o Aché exporta para 13 países das Américas, África e Japão, e a tendência é continuar levando produtos inovadores para mais partes do mundo”, completa.

  • SIGA O ACHÉ NAS REDES SOCIAIS:

X
  • ATUALIZAÇÃO DA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

O Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A se preocupa com a sua privacidade e quer que você esteja familiarizado com a forma como coletamos, utilizamos e divulgamos suas informações.

COLETA DE INFORMAÇÕES:

Alguns dados pessoais podem ser solicitados para que você se beneficie de nossos serviços ou programas. Sempre que obrigatório por Lei, seu consentimento será solicitado. Você também poderá exercer seus direitos em relação a seus dados por meio do nosso Canal de Comunicação.

SEGURANÇA:

Empregamos os melhores esforços para respeitar e proteger seus dados pessoais contra perda, roubo, vazamento ou qualquer modalidade de uso indevido, bem como contra acesso não autorizado, divulgação, alteração e destruição.

CANAL DE COMUNICAÇÃO:

Para assuntos exclusivamente relacionados à privacidade de dados, clique aqui.

Para outros assuntos, clique aqui.

Política de privacidade, clique aqui.