Farmacovigilância
O Aché tem o compromisso de cuidar da saúde e bem-estar das pessoas. Por isso monitoramos constantemente a segurança e eficácia de nossos produtos. Relate os eventos adversos ocorridos com o uso de medicamentos:
Dúvidas frequentes
O que é evento adverso?
Qualquer ocorrência médica indesejável em paciente para o qual tenha sido administrado um medicamento, sem que necessariamente exista relação causal com o tratamento, podendo ser qualquer sinal desfavorável e não intencional, sintoma ou doença temporalmente associado ao uso do medicamento.
O que é reação adversa?
Segundo a RESOLUÇÃO DE DIRETORIA COLEGIADA – Nº 406, DE 22 DE JULHO DE 2020, reação adversa é qualquer resposta prejudicial ou indesejável, não intencional, a um medicamento, que ocorre nas doses usualmente empregadas no ser humano para profilaxia, diagnóstico, terapia da doença ou para a modificação de funções fisiológicas.
O que devo relatar?
Qualquer suspeita de reação adversa ou falha terapêutica com os produtos Aché, Biosintética, Nortis, Melcon, e outros eventos como: ingestão acidental, uso off label, abuso, erros de medicação, superdose, eventos adversos por desvio de qualidade, interação medicamentosa ou exposição durante a gestação, ainda que não associados à ocorrência de sintomas relacionados. Portanto, é importante notificar os eventos adversos, ainda que não se tenha certeza da relação causal com o medicamento suspeito e ainda que este evento adverso já conste na bula do medicamento.
Como relatar?
Tanto os usuários de medicamentos como os profissionais da saúde podem relatar um evento adverso. Caso seja usuário, as informações necessárias serão diretamente coletadas por profissionais especializados e treinados, das áreas CAC (Central de Atendimento a Clientes) e Farmacovigilância do Aché. O profissional da saúde que detectar a ocorrência de um evento adverso deverá preencher o formulário de suspeita de reação adversa, presente em nossa página na área exclusiva para profissionais da saúde, com o máximo de informações sobre o caso. Não é necessário que você saiba todos os dados. O importante é ter a maior quantidade de informações possíveis para poder ser avaliado adequadamente, estabelecendo a relação de causalidade com o uso do medicamento.