O Aché

Notícias

Home O Aché Noticías

4º Dia Vascular de São Paulo

1 de dezembro de 2010

O Parque Villa Lobos receberá no dia 28/11 o 4º Dia Vascular de São Paulo – Saúde Vascular e Exercício. A partir das 7h30, a população receberá orientações gratuitas sobre a prevenção de doenças vasculares

A Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular, regional São Paulo (SBACV-SP) promoverá no dia 28 de novembro, no Parque Villa Lobos, o 4º Dia Vascular de São Paulo – Saúde Vascular e Exercício. O destaque fica por conta da educadora física e apresentadora Solange Frazão que estará presente na ocasião comandando algumas ações.

Assim como nas edições anteriores, o objetivo do evento é orientar o público que passar pelo local sobre as diversas doenças vasculares, como varizes, carótidas, trombose venosa, doença arterial obstrutiva dos membros e aneurismas e assim, entender melhor como funciona o trabalho de um médico cirurgião vascular, que é o responsável por diagnosticar e tratar doenças venosas, arteriais, linfedema (elefantíase), vasculites, entre outras.

As principais causas das doenças vasculares são: sedentarismo, má alimentação, cigarro, pressão alta e estresse do dia a dia. Estima-se que 30% da população mundial têm varizes (conforme região do mundo); 30% homens e 70% mulheres. A doença que aumenta cada vez mais é Arterial Periférica, conhecida como má circulação. A prevalência é atingir de 3 a 5% da população depois dos 50 anos e de 500 a 1.000 indivíduos por ano por milhão de habitante. Tudo isso aponta para um alerta: a isquemia de membros (amputação). Em torno de 120 a 500 casos por milhão de habitantes, dependendo da região – Consenso Mundial.

Dor, cansaço e sensação de peso nas pernas, ardência, edema (inchaço), câimbras, dormência e áreas de pele inflamada com prurido (coceira) são os sintomas mais frequentes de quem tem varizes. Antes de qualquer cirurgia, em alguns casos, tenta-se o tratamento das varizes com o uso de meias elásticas, principalmente durante a gestação, e a utilização de medicamentos que melhoram o fluxo venoso. ”Por afligir tanto homens quanto mulheres, o dia 28 é um bom momento para aprender e repensar hábitos que podem garantir uma melhor qualidade de vida”, orienta o presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular, regional São Paulo, Dr. Calógero Presti.

Profissionais de cirurgia vascular e residentes da especialidade selecionados para participar do evento, estarão nas tendas montadas no local orientando a população em como prevenir essas doenças. No outros anos o evento já atendeu mais de 1.400 pessoas. Para 2010 a expectativa é de 1.500 atendimentos.

Diferente dos anos anteriores, haverá também uma caminhada para a população, reforçando o tema proposto – Saúde Vascular e Exercício. Os interessados em participar da caminhada deverão fazer a inscrição antecipada, a partir das 6 horas, no próprio local, pois o número de participantes é limitado em 300 pessoas e a caminhada começará às 9h15 com exercícios de aquecimento orientados pela educadora física e apresentadora Solange Frazão. Ela é um dos destaques desta edição que além de comandar os exercícios, falará sobre qualidade de vida, saúde e os benefícios de atividades físicas diárias.

Ao final da caminhada haverá exercícios de alongamento, seguida de palestra da Solange Frazão e sorteios de brindes para os inscritos.

O evento está sendo organizado pela agência Batuque Promo, com os patrocínios da Kendall, do Aché Laboratórios e da Covidien,

Serviço

4º Dia Vascular de São Paulo
Data: 28 de novembro
Horário:
• Início das inscrições para a Caminhada: 6 horas
• Início da Caminhada: 9h15 
• Encerramento das atividades: 13 horas
Local: Parque Villa Lobos – Avenida Prof. Fonseca Rodrigues, 1655 – Alto de Pinheiros – São Paulo, SP

Saiba mais:
http://www.sbacvsp.com.br/site/

Fonte:
SBACV-SP