O Aché

Notícias

Home O Aché Noticías

Um grama a menos de sal na dieta pode evitar 250 mil mortes ao ano nos EUA

30 de novembro de 2009

Cientistas traçaram relação entre consumo do mineral e doença cardíaca.

Luis Fernando Correia – G1 – 19/03/2009

Reduzir um grama de sal da dieta por dia pode prevenir a doença cardiovascular e evitar milhares de mortes a cada ano. Esse é o resultado de um estudo realizado pela Universidade da Califórnia e apresentado em uma reunião da Associação Americana do Coração no último sábado.

O consumo médio de sal por uma pessoa fica entre 9 a 12 gramas por dia. As recomendações internacionais variam entre 5 e 6 gramas por dia. O estudo avaliou o efeito de uma redução imediata de sal no período de 2010 a 2019. Através de um modelo computacional da doença cardíaca no país, foi possível estimar o impacto da redução na utilização de sal pela população.

O consumo de sal nos Estados Unidos cresceu mais de 50% desde 1970. Um crescimento proporcional ocorreu com a doença cardiovascular e suas complicações. Se os americanos reduzissem o sal somente um grama por dia, 250 mil novos casos por ano seriam evitados.

Uma medida simples como essa, se tomada pela população, evitaria cerca de 200 mil mortes a cada ano. Uma redução de até 3 gramas não traria alteração sensível no paladar dos alimentos e faria uma enorme diferença nas estatísticas de infartos e acidentes vasculares cerebrais.