Para o Aché, estabelecer parcerias com os diferentes setores da sociedade civil é uma das formas de engrandecer e fortalecer sua atuação social. Por isso, atua junto a organizações não-governamentais que apresentem alinhamento aos valores da Companhia como integridade e transparência, sendo vinculadas ou não ao poder público. Para ampliar e multiplicar nossas ações e inspirar por meio do exemplo, buscamos também a iniciativa privada para parcerias especiais. Voltamos nossos investimentos a projetos que atendem públicos em situação de vulnerabilidade social, sem restrições de idade, sexo, religião e ideologia, pois estamos abertos à riqueza do aprendizado que reside na diversidade e inclusão.
No ano de 2021, o Aché deu passos importantes para aprimorar seu modelo de investimento social. Com diretrizes e políticas atualizadas e objetivas sobre a destinação dos recursos, manteve o foco em projetos voltados a pessoas em situação de vulnerabilidade social, priorizando as localidades onde a Empresa mantém suas operações.
Apoiado por consultoria externa especializada, publicou dois editais no segundo semestre para utilização dos recursos de leis de incentivo fiscal divididos em duas frentes: uma, de apoio a programas culturais e esportivos e, outra, em parceria com o FIA (Fundo para Infância e Adolescência) e o Fundo do Idoso.
A criação de um Comitê multidisciplinar formado pela Presidente e Diretores reforçou o modelo de governança do processo, apoiando a seleção de projetos elegíveis a receber recursos.
Somados, os dois editais receberam mais de 600 inscrições, sendo que 13 projetos foram aprovados, resultando em 24 iniciativas em 10 municípios de cinco estados brasileiros.
Em 2021, o Aché investiu R$ 8,3 milhões em programas sociais, aportados em 19 projetos, considerando recursos diretos e de leis de incentivo fiscal.
O Aché também prestou apoio à sociedade por meio de doações que contabilizaram R$ 5 milhões. Foram entregues mais de 39 mil cestas básicas (físicas e digitais) para instituições que atuam no combate à fome, beneficiando mais de 19 mil famílias, e 109 mil EPIs (equipamentos de proteção individual) para profissionais da saúde de 25 hospitais públicos que são referência no tratamento da Covid-19 em todo o país.
Investimento social – principais projetos
Saúde
Apae Mogi Mirim – Égide Saúde
Associação Presente – Centro de Cuidados Paliativos
Desenvolvimento comunitário – parceria com a Associação Maria Flos Carmeli
Doação de medicamentos – parceria com o Instituto Floravida e os Amigos do Bem
Fundação Oswaldo Cruz – Humanização Hospitalar
Hospital de Amor de Barretos – Amparo ao Idoso Hospital
Pequeno Príncipe – Saúde Integral II
Esporte
Fundação Gol de Letra – Jogo Aberto na Vila
IEE – Instituto Esporte Educação – Rede de Núcleos
Instituto Futebol de Rua – Futebol de Rua pela Educação
Instituto Incluir – Pulsar II
Laramara – Esporte Inclusivo
Sesi – Atleta do Futuro
Cultura
CEAP – Crescer Aprendendo
Doutores da Alegria – Plano Anual
Imagemágica – Sentimentos do Olhar
Instituto MPumalanga – Caravana das Artes
Instituto Tomie Ohtake – Plano Anual
PARCEIROS
Amigos do Bem e Instituto Floravida são organizações parceiras que recebem e distribuem, com acompanhamento de médicos, produtos doados pelo Aché a comunidades no Norte e Nordeste do Brasil. Ao ano, são realizados mais de 1 milhão de atendimentos.