A fim de valorizar o conhecimento médico e contribuir para a integração entre médico e paciente, o Aché lançou de forma pioneira, em 2011, a Campanha Respeito pela Prescrição e pela Adesão ao Tratamento.
O principal objetivo dessa iniciativa é conscientizar a população sobre os riscos envolvidos na troca de receituário e na automedicação, além de informar o consumidor sobre a importância de seguir a orientação médica para segurança e êxito do tratamento.
Abaixo, é possível identificar alguns dados que reforçam ainda mais o motivo pelo qual defendemos esta causa:
- 76%
-
Dos brasileiros consomem medicamentos indicado por pessoas não qualificadas1
- 24MIL
-
Pessoas morrem por intoxicação medicamentosa todos os anos no Brasil 2
- 32%
-
Declaram usualmente aumentar a dose do medicamento por conta própria1
Referências:
* Sociedades apoiadoras da Campanha Respeito pela Prescrição e pela Adesão ao Tratamento: Sociedade Brasileira de Cardiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE) e Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
1. DEPARTAMENTO DE PESQUISAS DO ICTQ. Pesquisa – Uso Racional de Medicamentos, 2014.
2. SOUSA, H. W. O; SILVA, J. L.; Neto, M. S. A importância do Profissional Farmacêutico no Combate à Automedicação no Brasil. Revista Eletrônica de Farmácia, v. 5, n. 1, p. 67-72,2008.
