Estabelecemos diálogos respeitosos, diretos e positivos com nossos colaboradores e demais públicos de relacionamento. Agindo assim, desejamos despertar um senso de pertencimento para a construção conjunta de parcerias prósperas que tragam desenvolvimento para as pessoas e crescimento aos negócios.

Buscamos, também, fortalecer e honrar a confiança conquistada junto aos médicos, consumidores, fornecedores, clientes, comunidades, órgãos reguladores, representantes do setor, imprensa, parceiros de negócios, universidades, centros de pesquisa e todos aqueles que acessam, de alguma maneira, o Aché.

Nosso compromisso é seguir orientados pelos nossos valores e propósito, razão de ser de nossa existência e fundamentos para a construção de uma cultura que esteja alinhada, também, às demandas que surgem da sociedade.

Geração Aché

GRI 103-2, 103-3 | 401

A saúde de nossos colaboradores e seus familiares seguiu como prioridade em 2021. A pandemia de Covid-19 se intensificou, e o imenso desafio de cuidar, proteger, orientar e oferecer condições para melhorar a qualidade de vida foi tratado com muita firmeza, atenção e carinho.

O Comitê de enfrentamento da pandemia, formado em 2020, manteve reuniões regulares e a tomada de decisões, de forma colegiada e rápida, favoreceu a implementação das mais cuidadosas iniciativas trazendo conforto e segurança à Geração Aché.

Tratada de forma integral, a saúde da Geração Aché é considerada em seus aspectos físicos, psicológicos, sociais e no ambiente de trabalho.

Geração Aché da planta Anápolis.

INTEGRAÇÃO E APROXIMAÇÃO

Nossas plataformas digitais foram importantes meios de interação, aproximação, informação ágil e ajudaram a manter a Geração Aché motivada e engajada. O Yammer, plataforma digital lançada em 2021, além de dar voz aos nossos colaboradores, aprimorou a comunicação com temas voltados aos anseios e expectativas, adaptando-a aos tempos de distanciamento social. O nível de satisfação com a ferramenta alcançou 83%.

Lives, vídeos, games, campanhas de endomarketing, ideias inovadoras e mais incontáveis oportunidades continuam sendo geradas e absorvidas pela Geração Aché, por meio do Yammer, que estimula a criatividade, a liberdade de expressão e apoia a construção de uma cultura organizacional protagonizada por cada colaborador do Aché.

Em dezembro de 2021, 5.144 profissionais integravam a Geração Aché, um aumento 0,49% em relação a 2020. No ano, foram criadas 262 novas vagas e 840 pessoas foram promovidas. GRI 102-8

Forças de vendas comercial e demanda

Uma das maiores e mais reconhecidas Forças de Demanda e Vendas do setor farmacêutico nacional, nossos profissionais provaram, em mais um ano de superação, o seu nível de empenho, esforço, estudo e adaptação aos novos tempos. Já familiarizados com as ferramentas digitais, foram capacitados para novos meios de se relacionar com os médicos e divulgar informações atualizadas e de qualidade. Também se tornaram aptos para levar aos clientes novas soluções tecnológicas em apoio ao negócio.

Formada por propagandistas, consultores e vendedores, em 2021 essa força de vendas comercial e demanda totalizava 2.670 profissionais, levando a marca Aché para todo o território brasileiro.


Perfil da Geração Aché

GRI 102-8

GESTÃO DE TALENTOS E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

GRI 103-2, 103-3 | 404

Com o desafio de manter e engajar sempre nossos talentos, investimos continuamente no desenvolvimento das pessoas, ampliando seus conhecimentos e potencialidades. O estímulo à criatividade e à inovação faz parte da cultura do Aché. Em 2021, iniciamos projetos a partir de ideias sugeridas pelos colaboradores, com destaque para a categoria Inovação Transformacional: Impressora 3D de baixo custo e Medicamentos 3D e na categoria Melhoria de Processos, a Internalização dos Aerossóis, Alenia Hospitalar e Bulas em Libras Digital.

Reestruturamos e ampliamos nosso sistema de avaliação de desempenho – SGDI. Em 2021, 100% dos colaboradores da Companhia fizeram a avaliação de desempenho. Nosso modelo de avaliação é um aliado no desenvolvimento pessoal do colaborador, oferecendo clareza de critérios, equidade e feedback no resultado, o que é estimulante na construção da sua carreira. GRI 404-3


O estímulo à criatividade e à inovação faz parte da nossa cultura


DESENVOLVE ACHÉ

GRI 103-2, 103-3 | 404

Uma cultura favorável ao aprendizado e ao desenvolvimento está estabelecida no Aché. Por isso, temos investido continuamente em programas e projetos de educação para nossos colaboradores de forma cada vez mais ampla e democrática.

Em 2021, lançamos a plataforma digital Desenvolve Aché. Os conteúdos podem ser acessados a qualquer hora, via computador, tablet ou celular, possibilitando aos colaboradores o protagonismo em seu desenvolvimento. Registramos a emissão de 14.050 certificados em 2021, mais de 13 mil acessos e 14 mil horas cursadas durante o ano.

MODELO DE COMPETÊNCIAS ACHÉ GRI 103-2

A gestão de pessoas está estruturada para desenvolver, manter e valorizar os colaboradores, baseando suas ações nas seguintes competências:

  • Atuação inovadora
  • Colaboração e desenvolvimento
  • Compromisso com o cliente
  • Foco estratégico
  • Resultados com excelência
  • Liderança

Com 30 cursos lançados em temas variados, criamos duas trilhas de aprendizado: Pense Digital, voltada à transformação digital e o impacto em nosso jeito de trabalhar; e Jornada da Liderança, com foco na preparação de líderes em gestão de pessoas, desafios do negócio, mercado e objetivos da Companhia. Ainda na plataforma Desenvolve Aché, realizamos Rodas de Conversas com especialistas em quatro diferentes temas que foram destaque na plataforma.

Em parceria com instituições educacionais de todo o país, os treinamentos somaram mais de 396 mil horas, o que representa uma média de 76,6 horas de capacitação por colaborador. GRI 404-1

Reunião Bimestral de Resultados.
Café & Companhia

O Programa aumenta o nível de engajamento dos colaboradores ao aproximá-los da liderança da Companhia. Em nove encontros com a presidente ao longo de 2021, 94 participantes expressaram ideias, tiraram dúvidas e, em clima informal, comentaram sobre seus anseios, expectativas e realizações.

Os treinamentos da Companhia são conduzidos em três frentes, pelas áreas de:

  • Recursos Humanos – controla os treinamentos corporativos realizados pela plataforma digital Desenvolve Aché;
  • TDV (treinamento de vendas) – responsável pelos treinamentos voltados às equipes comerciais e da Geração de Demanda, sobretudo relacionados a conhecimentos científicos e dos medicamentos;
  • Excelência Operacional – coordena os treinamentos técnicos para as áreas operacionais, incluindo os que são requisitos para obtenção das normas e RTs de segurança do trabalho, e os treinamentos referentes à operação e à manutenção dos equipamentos ou de desenvolvimento profissional para as atividades em fábrica.

Geração Aché da planta Pernambuco.

Diversidade e inclusão

GRI 103-2, 103-3 | 405, 406

A diversidade sempre esteve presente no Aché, de maneira natural, reunindo colaboradores de todas as regiões do Brasil, retratando a nossa realidade de país multicultural. Em 2021, a Companhia caminhou na direção da Diversidade e Inclusão com um novo olhar. Os aprendizados acumulados ao longo do tempo destacaram a importância de acolher e celebrar as diferenças, por isso, revisitamos nossas práticas e estamos prontos para essa jornada que se intensificará ainda mais em 2022 e toda a Geração Aché será convidada a protagonizar um jeito novo de lidar e celebrar as diferenças. Atualmente contamos com indicadores de acompanhamento para PcDs (pessoas com deficiência) e para pessoas negras.

Para nós, a diversidade tem conexão direta com respeito, equidade, inovação, enriquece o ecossistema corporativo e traz maior senso de pertencimento apoiando a construção da cultura que praticamos todos os dias.

O nosso Código de Conduta coíbe qualquer tipo de discriminação de gênero, orientação sexual, etnia, religião, faixa etária, convicção política, nacionalidade, estado civil, condição física ou classe social. Também é proibido qualquer tipo de assédio, sexual, moral ou econômico, ou situações que configurem pressões, intimidações ou ameaças no relacionamento entre colaboradores, independentemente de seu nível hierárquico. Não foram identificados casos de discriminação em 2021.GRI 406-1

A inclusão de PcD na Força de Vendas Comercial e Demanda representou importante passo em nosso propósito de contar com um ambiente mais diverso. Totalizamos 251 colaboradores com deficiência na Companhia. Nossos planos asseguram oportunidades de desenvolvimento com treinamento, palestras de sensibilização para gestores e colaboradores e a inclusão do tema na integração dos profissionais recém-contratados.

O Aché instituiu um comitê de diversidade para aprofundar as discussões sobre o tema e contratou uma consultoria para apoiar a construção de projetos de diversidade em 2022.

Geração Aché da planta Londrina.



SUCESSÃO

Para a continuidade da execução das nossas estratégias, a cadeia de liderança precisa ser continuamente monitorada e reforçada antecipando as necessidades de competências futuras. Todas as posições de liderança foram mapeadas (diretores, gerentes e coordenadores) e seus sucessores, por meio da realização de entrevistas e avaliação de potencial, desta vez utilizando a metodologia de Learnig Agility. Para 2022, continuaremos com ações de desenvolvimento para os potenciais mapeados, assegurando nossa capacidade de entrega de continua a excelência organizacional.


Saúde e segurança

GRI 103-2, 103-3 | 403

Realizamos a gestão de saúde e segurança ocupacional com base em melhorias contínuas nos nossos processos e na manutenção dos nossos programas, como a Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho), o SGI (Sistema de Gestão Integrado), que é monitorado pelo Comitê de Governança, as campanhas de conscientização e prevenção e os Diálogos de Segurança.

Reforçando a cultura de segurança, a Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) realiza reuniões mensais com a participação de colaboradores, com o intuito de identificar os riscos do processo de trabalho e gerar planos que possibilitam ações preventivas e de tratamento. No comitê interno da Cipa, os colaboradores eleitos na gestão são treinados e realizam o levantamento dos agentes físicos (insalubridade/periculosidade), biológicos e de acidentes, elaborando o mapa de risco. A partir desse mapa, a equipe de engenharia de segurança elabora os laudos técnicos no PGRO (Programa de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais). GRI 403-2, 403-4

O sistema de gestão de segurança do trabalho registra todos os incidentes que possam levar ao acidente com lesão. Os relatórios de investigação são elaborados pela equipe de engenharia de segurança, apresentados aos comitês da Cipa e gestores da empresa. O Programa de Segurança Comportamental é um canal aberto dos colaboradores com suas lideranças nos apontamentos de percepção de riscos, que são insumos para a elaboração de planos de treinamentos e ou medidas de ações de prevenção. Os indicadores são apresentados mensalmente às respectivas lideranças e à alta administração. GRI 403-2

Adicionalmente, o PEO, formado por profissionais de diversas áreas e prestadores de serviço de saúde, atua na promoção de um ambiente de trabalho seguro e contamos com metas de redução de acidentes que são monitoradas pela Cipa. GRI 403-4, 403-9

Os funcionários com funções de maior exposição a riscos recebem treinamentos específicos de qualificação e habilitação técnica. Os demais passam por treinamentos de segurança comportamental e de atendimento às Normas Regulamentadoras. A gestão do tema é acompanhada por nossa Matriz Geral de Treinamento e pela Alta Administração, além de nossos programas, e conta com auditorias internas e externas. GRI 403-5, 403-7

Nossas unidades fabris utilizam ferramentas de gestão da norma ISO 45001, para segurança e saúde ocupacional, e em especial do LPD (Levantamento de Perigos e Danos), no qual todos os colaboradores são treinados para preenchimento, incluindo o direito a recusa, caso o colaborador não se sinta seguro para exercer determinada tarefa e/ou por falta de qualificação técnica/habilitação. GRI 403-2

Os colaboradores e trabalhadores terceirizados seguem rigorosamente as normas regulamentadoras e exigências legais pertinentes à nossa operação. Além disso, os ambientes de trabalho e as atividades laborais passam por avaliações de risco e médicas. GRI 403-1

Geração Aché da planta em São Paulo.

Nos últimos três anos, percebemos uma evolução significativa de redução de acidentes com lesão, com algumas unidades com recordes de dias sem acidentes com afastamento. Anualmente, o sistema de gestão de Segurança, Saúde Ocupacional passa por uma revisão de metas corporativas de redução de acidentes, fortalecendo o propósito da alta direção no objetivo zero acidentes. GRI 403-2

Assim fortalecemos nossa gestão com a certificação ISO 45001, que nos permite reduzir lesões e doenças ocupacionais em nossos colaboradores. Em 2021, não houve acidentes fatais, nem notificações de doença ocupacional GRI 403-2, 403-10

Oferecemos, também, assistência médica, atendimento multiprofissional e parcerias com seguradoras de saúde, estendível aos seus dependentes legais. Em 2021, implementamos o indicador de Pesquisa de Satisfação para avaliação do serviço de saúde, em conjunto com a Pesquisa de Clima Organizacional, e obtivemos 90% de satisfação. GRI 403-6


ENGAJADOS PARA O RESULTADO

A Geração Aché constrói, diariamente, o futuro da Companhia. Com seu trabalho, faz do Aché uma edificação sólida, norteada por atributos presentes na gestão e na cultura da empresa.

Em 2021, evoluímos na gestão de nossa cultura organizacional acompanhando a velocidade das mudanças, mas preservando os aspectos positivos de nossa trajetória.

Nossa crença é de que pessoas engajadas contribuem fortemente para a entrega de resultados ao perceber seu próprio desenvolvimento, perpetuando, assim um círculo de virtuosidade.

Desejamos construir uma cultura organizacional ainda mais forte e vencedora, capaz de entregar nosso plano estratégico, uma cultura que desafia os obstáculos e se renova, trazendo experiências prósperas para todas as partes

Em constante evolução

GRI 103-2, 103-3 | 405

As transformações nos modelos de trabalho, a velocidade das mudanças trazidas por avanços tecnológicos, a evolução sociocultural e as questões ligadas à diversidade, à equidade e à longevidade somam-se a enormes volumes de informações a serem analisadas, compreendidas e endereçadas desafiando a gestão de pessoas das empresas a um novo jeito de pensar, planejar e realizar.

O Aché, em linha com novos cenários, contextos e comportamentos e inserido no setor da saúde, caracterizado por sua alta competitividade, está consciente de que um novo rol de competências técnicas e operacionais são necessárias para o crescimento e a sustentabilidade do negócio. Assim, evolui para a efetiva gestão da cultura organizacional, para a contribuição nas questões sociais e ambientais e na prática da comunicação 0,67 transparente, ágil e regular com todos os públicos que se relacionam com a Companhia. A construção do futuro por meio das pessoas já está em curso e se fortalecerá com a implementação de cada iniciativa planejada.

Geração Aché da planta em São Paulo.