Social
Social
As decisões sobre investimento social no Aché priorizam levar mais vida para pessoas em situação de vulnerabilidade social, principalmente nas comunidades em que o Aché tem suas operações.
Seguindo o modelo de governança estruturado em 2022, em 2023, criamos o Comitê de Responsabilidade Social com a função de definir os direcionadores de investimento social, validar projetos e aprovar a destinação de recursos. Para 2023, os direcionadores foram: projetos ligados à saúde, à educação médica ou de agentes de saúde, ao atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social e com a priorização de projetos nas localidades de nossas plantas.
Ampliando ainda mais a transparência no processo, o Aché passou a reportar os projetos apoiados dentro de seu período de execução, ou seja, cujo impacto foi percebido e aproveitado no ano em curso. Dessa forma, em 2023 os projetos apoiados com recursos próprios e incentivados foram:
Acolhimento que Cura:
Por meio de parceria com a Santa Casa de Anápolis (GO), a empresa apoiou um programa de atendimento humanizado e individualizado para mais de 7.800 gestantes e recém-nascidos, oferecendo pré-natal em um centro especializado de gestação de alto risco e serviços de urgência e emergência obstétrica 24 horas por dia.
Capacitação técnica de trabalhadores de instituições de longa permanência, em Pernambuco:
São realizadas atividades físicas e terapêuticas para idosos residentes e seminários estaduais para troca de experiências entre as instituições atendidas.
Instituto Esporte e Educação:
Apoio a dois núcleos esportivos que beneficiam 500 crianças nos bairros Charneca e Pontezinha, em Cabo de Santo Agostinho (PE).
Arte de Contar Histórias:
Projeto promovido para incentivar a prática da leitura entre crianças internadas em hospitais de São Paulo (SP) e Recife (PE), contribuindo para o desenvolvimento cognitivo e a expansão da consciência cultural.
Instituto Tomie Ohtake:
Localizado em São Paulo (SP), o instituto promove a realização de exposições nacionais e internacionais gratuitas, publicações educativas e educação voltada para escolas públicas.
Além do apoio a esses projetos, realizamos de forma recorrente doações de medicamentos às instituições Amigos do Bem e Instituto Floravida, contribuindo para o acesso a tratamentos. De forma emergencial, em 2023, também foram doadas mais de 85 mil unidades de medicamentos ao Litoral Paulista e ao Rio Grande do Sul para apoiar a população afetada por catástrofes naturais.