Notícias
Vômito cria risco de irregularidade no ciclo menstrual, afirma pesquisa
Meninas que vomitam para controlar peso tendem a ficar com menstruação desregulada. Problema é apenas mais um dos efeitos nocivos da prática à saúde feminina. Adolescentes que vomitam de uma a três vezes por mês para controlar seu peso aumentam seu risco de períodos menstruais irregulares em 60%, relata um novo estudo.
As que vomitam uma vez por semana ou mais triplicam o risco. Quando os pesquisadores restringiram a análise apenas a garotas de peso normal, a associação ficou ainda mais forte. O vômito autoinduzido pode causar instabilidade nos eletrólitos, erosão no esmalte dental, rompimentos no esôfago e outros problemas médicos, segundo informações de fundo do estudo e um editorial associado.
Ciclos irregulares são uma indicação de interrupções hormonais que podem afetar a saúde dos ossos e funções mentais de maneiras que podem ser irreversíveis mesmo com tratamento. Pesquisadores analisaram dados auto-relatados de 2.791 garotas com idades entre 14 e 19 anos em todo o país. Quase 9% relataram vomitar para controlar o peso uma a três vezes por mês; 3,1% vomitam uma vez por semana ou mais. O relato aparece na edição de maio da revista médica “The Journal of Adolescent Health”. S. Bryn Austin, o autor principal e professor-assistente de pediatria em Harvard, diz que, todos os anos, aproximadamente 2 milhões de garotas adolescentes vomitam para controlar seu peso. “Uma menina pode manter o vômito em segredo, mas comentar sobre seus ciclos menstruais irregulares. Se ela fizer isso, teremos uma oportunidade de intervir.”