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Projetos sociais voltados à inclusão ganham apoio do Aché
Ações de acessibilidade e esporte para pessoas com deficiência visual
recebem incentivo da gigante farmacêutica brasileira
A área de Oftalmologia do Aché Laboratórios Farmacêuticos tem se conectado
a causas transformadoras, apoiando projetos de ação social, conectando a
companhia a iniciativas inovadoras que utilizam a tecnologia para promover a
inclusão e a autonomia de pessoas com deficiência visual.
“Um deles é o patrocínio ao projeto “PRONAC 236394 – Fundação Dorina
Nowill para Cegos: Celebrando 80 anos de Inclusão no Brasil”, que tem como
objetivo a produção de quatro mil boxes contendo cinco livros em formato
braille-tinta, falado e digital acessível, contando a história da Fundação Dorina
Nowill para Cegos. Perto de completar 80 anos, a instituição sem fins lucrativos
é conhecida pela inovação e compromisso em transformar a vida de milhares
de pessoas cegas e com baixa visão, tendo como principal atuação a
habilitação e reabilitação, produção de materiais acessíveis, o apoio às
famílias, escolas e empresas para promover a inclusão em todos os aspectos.
Outra inovação que promove a inclusão e recebeu apoio do Aché foi a
plataforma Be My Eyes, um site e aplicativo com tecnologia de IA que conecta
pessoas cegas ou com baixa visão a voluntários com visão que, por meio de
videochamadas e interpretação por IA, as ajudam a ler informações, encontrar
objetos, verificar datas de validade de produtos ou faturas, verificar o valor de
cédulas, pagar contas, etc. “O voluntário literalmente ’empresta seus olhos’ a
quem precisa, fazendo a diferença ao auxiliar nas tarefas do dia a dia,
promovendo maior autonomia e qualidade de vida”, explica Roberta Calvoso,
Diretora de Marketing do Aché. A plataforma Be My Eyes está presente em
mais de 150 países, oferece 180 idiomas e suporte 24 horas.
Inclusão também pelo esporte
Além das iniciativas de inclusão por meio de tecnologias e inovações, o Aché
também patrocinou a participação de 20 atletas com diferentes tipos de
deficiências (incluindo visual) na Maratona do Rio de Janeiro. Por meio de uma
parceria com a organização global Achiles International, a farmacêutica arcou
com as despesas destes atletas mais 28 guias acompanhantes e cinco
coordenadores para participarem das provas de 10, 21 e 42 quilômetros, além
do grande Desafio Cidade Maravilhosa (21km + 42km).
“A missão do Aché é levar mais vida às pessoas onde quer que elas estejam,
então apoiar iniciativas que promovam a inclusão, seja por meio do esporte ou
da tecnologia, faz todo sentido para a gente. Pretendemos continuar nossa
contribuição para elevarmos a qualidade de vida e incluirmos cada vez mais
pessoas com deficiência visual na sociedade”, conclui a executiva.