Notícias
O Projeto Jovem Gastro, realizado pela Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG) com apoio do Aché Laboratórios, atingiu a marca de 300 inscritos, distribuídos em todas as federadas estaduais da FBG. O projeto promove a consciência associativa do jovem residente e estimula a participação por meio de atividades de educação continuada, esclarecimentos a respeito do mercado de trabalho e promoção de maior integração entre os núcleos formadores.
“Queremos que o médico gastroenterologista associe-se completamente à Federação e perceba a importância disso para sua educação e profissão. Para a próxima edição, esperamos uma participação ainda maior”, comemoram Marta Deguti e Odery Ramos Junior, coordenadores do projeto. Com os lançamentos regionais, o Projeto Jovem Gastro oferece aos jovens, acesso ao site (www.jovemgastro.com.br) e seus eventos, isenção na anuidade da FBG durante o período da residência médica e todos os benefícios de sócios da FBG sem custos.
Jaime Natan Eisig, presidente da FBG, lembra que o estímulo à participação do jovem médico gastroenterologista na sua especialidade é um grande desafio. “Precisamos da participação ativa dos residentes para revitalizar nossa especialidade perante a comunidade”, explica.
O projeto também envolverá a troca de informações entre os participantes em mídias sociais, como Orkut (www.orkut.com.br/main#community.aspx?cmm=92661089) e Twitter (www.twitter.com/jovemgastro). “Com essas ações, pretendemos impulsionar o envolvimento dos residentes na especialidade e, assim, valorizar a Gastroenterologia”, ressalta Leila Falavigna, gerente de produto da Franquia Gastro do Aché.
Prêmio para jovens médicos
Os médicos participantes do projeto também podem participar do Prêmio Jovem Gastro, cujo tema é “A Gastroenterologia na Saúde Pública Brasileira”. “O objetivo é valorizar o profissional, a especialidade e o conhecimento, premiando ideias sobre as particularidades regionais da Gastroenterologia no Brasil”, afirma Rosangela Alcatrão, gerente da Franquia Gastro.
Para participar do Prêmio é necessário que o autor principal de cada trabalho seja médico sob treinamento, ou tenha concluído estágio ou residência médica nos últimos cinco anos na área de Gastroenterologia, incluindo Clínica, Cirurgia do Aparelho Digestivo, Endoscopia Digestiva e Hepatologia.
O Prêmio Jovem Gastro entregará R$ 5 mil ao primeiro colocado e R$ 2 mil para o segundo lugar. O edital, com todas as informações técnicas, está disponível no portal www.jovemgastro.com.br. O prazo para inscrição é 31 de agosto e a premiação acontece durante o IX SBAD (Semana Brasileira do Aparelho Digestivo), em novembro, na cidade de Florianópolis (SC).
Fonte:
Federação Brasileira de Gastroenterologia