Notícias
Entre os dias 30 de abril e 2 de maio, um pulmão gigante será a grande atração do Parque das Bicicletas, na zona Sul de São Paulo. Instalado em uma área de cerca de 300 m2, um inflável de 190 m2 reproduzirá em minúcias o pulmão humano permitindo que o público entre pela traqueia e conheça todas as particularidades do órgão e os principais problemas que o atingem.
A iniciativa é uma parceria entre a Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT) e a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes, que disponibilizou o Parque das Bicicletas para a exposição educativa.
“Como o parque das bicicletas é bastante visitado por atletas e ciclistas, será uma oportunidade de associar a atividade física com a saúde respiratória”, afirma dra. Jaquelina Ota, presidente da SPPT.
A exposição faz parte da celebração do Ano do Pulmão, que vem sendo comemorado em 2010 por sociedades médicas de diversas partes do mundo.
O objetivo principal é alertar a população sobre as principais doenças respiratórias, sua prevenção e importância do diagnóstico precoce, afirma a médica pneumologista. “Atualmente as doenças respiratórias são uma das principais causas de morte no mundo”.
De acordo com a dra. Jaquelina, a expectativa é de que aproximadamente 20 mil pessoas visitem o Pulmão Gigante durante sua passagem pela capital paulista, alertando a população sobre os principais sintomas respiratórios e as principais doenças respiratórias.
Em sete compartimentos do pulmão gigante, dotados de cartazes e monitores, os visitantes assistirão a vídeos e receberão informações sobre doenças como tuberculose, asma, DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), câncer e pneumonia.
Cada parte do inflável terá as texturas que simbolizam estas doenças, oferecendo o máximo de realidade. Os compartimentos serão interligados entre si e produzidos em material translúcido, com ventilação natural.
“Queremos oferecer à população informações sobre as características de todos estes males que atingem a saúde respiratória, abordando os principais fatores de risco, prevenção, detecção e a importância do início precoce do tratamento, qualquer que seja a patologia, de maneira lúdica, de modo a chamar a atenção e conscientizar desde as crianças até os mais experientes”, afirma a dra. Jussara Fiterman, presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia.
Caminhada Aché
Como parte das ações desenvolvidas pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) e diversas entidades internacionais para o início da campanha do Ano do Pulmão, o Aché Laboratórios, um dos patrocinadores do evento, realiza a “Caminhada Ano do Pulmão”.
A caminhada, acontece no sábado (1/5) às 9h30, sairá do Parque das Bicicletas, onde estará exposto o pulmão gigante, e termina no Parque do Ibirapuera. Os participantes receberão orientações sobre saúde respiratória.
Exposição Pulmão Gigante
Data: de 30 de abril a 2 de maio
Horário: das 9h às 18h
Local: Parque das Bicicletas
Endereço: Alameda Iraé (esquina com a avenida Indianópolis), 35, Moema
Informações: 0800 61 62 18
Entrada Gratuita
Fonte:
Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia