O Aché

Notícias

PAC da Saúde prevê fortalecimento dos fabricantes de medicamentos

PAC da Saúde prevê fortalecimento dos fabricantes de medicamentos

26 de novembro de 2007

Um dos principais eixos do Programa de Aceleração do Crescimento da Saúde, o PAC da Saúde, que será anunciado no dia 5 de dezembro, prevê medidas para reduzir a vulnerabilidades na área da saúde e o fortalecimento da indústria farmacêutica.

A intenção do governo é utilizar uma de suas armas mais valiosas: o poder de barganha nas compras públicas. União, Estados e municípios gastam, direta e indiretamente, cerca de R$ 10 bilhões por ano em compras na área de saúde, que inclui medicamentos e produtos afins.

“As relações do Ministério da Saúde com a indústria são intensas, mas a articulação é tênue”, disse o secretário de Ciência e Tecnologia e Insumos Estratégicos da Pasta, Reinaldo Guimarães. “Ela [indústria] se aproxima do ministério como vendedora.”

Esse é o quadro que o governo diz querer mudar. “Temos estudado várias medidas que fortaleçam a indústria de saúde e crie condições menos assimétricas no produto nacional com o importado”, afirmou o secretário. A idéia é oferecer o apoio financeiro da linha especial do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Finep à indústria farmacêutica.