Notícias
Lavar as mãos pode ser eficaz para evitar gripe suína, apontam médicos
Partículas com o vírus podem resistir em mesas, telefones e outras áreas. Contato com ponto infectado pode levar a contração da doença.
Preocupado com a gripe suína? Há uma maneira bem fácil de se proteger contra a infecção, apontam especialistas da área médica: lavar as mãos.
Portal REUTERS Brasil – 27/04/2009
Autoridades sanitárias de todo o mundo estão preocupadas com o surto de uma nova gripe que pode ter matado até 68 pessoas no México, com outras mil apresentando possíveis sintomas da doença, e que já infectou ao menos oito pessoas nos Estados Unidos.
Autoridades dos Centros de Controle de Doenças e Prevenção dos EUA (CDC, na sigla em inglês) e o Departamento de Saúde Pública da Califórnia disseram esperar descobrir novos casos nos próximos dias e semanas.
Pouco se pode fazer para prevenir uma pandemia da gripe, especialistas médicos alertam, mas eles dizem que medidas de senso comum podem ajudar indivíduos a se protegerem.
A medida número 1 é lavar as mãos, eles dizem – uma maneira surpreendentemente eficaz para prevenir todos os tipos de doenças, incluindo a gripe comum, e a nova e misteriosa gripe suína.
Turistas visitam o centro histórico da Cidade do México com máscaras, a fim de evitar contaminação pelo vírus da gripe suína. (Foto: Eliana Aponte/Reuters)
“Proteja sua tosse ou seu espirro, lave suas mãos frequentemente”, aconselhou Richard Besser, diretor do CDC.
O vírus da gripe pode se espalhar em tosses e espirros, mas evidências crescentes mostram que pequenas partículas do vírus podem resistir em mesas, telefones e outras áreas e serem transferidas pelos dedos quando levados à boca, nariz ou olhos.
Álcool em gel e sabonetes em espuma são eficazes na destruição de vírus e bactérias.
Qualquer um com os sintomas semelhantes ao da gripe suína, como febre repentina, tosse ou dores musculares, deve evitar o trabalho ou o transporte público e deve realizar exames médicos.
Fique em casa
“Se você tiver a gripe, então não deve pegar ônibus ou avião e viajar”, disse Besser a repórteres por teleconferência.
“Distanciamento social” é outra tática. Significa ficar longe de outras pessoas que possam estar infectadas e inclui evitar grandes aglomerações, trabalhar e até repousar em casa se a infecção se espalhar pela comunidade.
Especialistas em gripe também advertem contra o estoque pessoal de remédios antivirais, pois a pessoa comum não vai saber precisamente quando começar o tratamento.
Muitas infecções se parecem com a gripe, diz a pediatra e imunologista Anne Moscona, do Weill Cornell Medical College, em Nova York. Vírus e bactérias podem igualmente desenvolver resistência a remédios usados frequentemente.