Notícias
Frio aumenta alergias e exige atenção redobrada
Asma e rinite são as doenças mais comuns; ideal é se afastar do mofo e fugir dos ambientes fechados
As crises de alergia respiratória aparecem com mais frequência no inverno. Por esse motivo, especialistas alertam que os cuidados sejam redobrados para que doenças como a asma, bronquite e rinite não sejam uma ameaça ainda maior à saúde.
Segundo a Asbai (Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia), a asma atinge 10% da população brasileira. O que muitos não sabem, porém, é que a doença chega a causar 2.000 mortes por ano no país.
Os sintomas mais comuns das alergias respiratórias são coriza, tosse, além de coceira nos olhos, garganta e até na pele. Os casos acontecem em maior número nas crianças e idosos.
“Muitas vezes as pessoas acham que a crise vai ser rápida, mas isso pode não acontecer. Muitos perdem a noção da gravidade”, afirmou a especialista em alergia e imunologia, Fátima Pontes Botelho, de Taubaté.
Segundo ela, alguns cuidados são fundamentais para prevenir esse tipo de situação. O principal é nunca cair na tentação de praticar a automedicação.
Ficar longe de objetos que facilitam a proliferação de fungos e vírus também ajudam a combater as crises.
“Existem muitos medicamentos vendidos sem receita, e o certo é sempre passar por um médico, que vai indicar o tratamento e remédios adequados”, disse Fátima.
Doenças.
Segundo a Asbai, a rinite alérgica também está relacionada à asma. Dados apontaram que 78% dos pacientes com asma também têm rinite alérgica.
As duas doenças podem ser desencadeadas pelos mesmos alérgenos, que podem ser pólens, mofos, pêlos de animais, ácaros e baratas.
A depiladora Graziela Aparecida Monteiro Santos, 33 anos, aprendeu a prevenir o filho Leandro, 8 anos, contra as crises de rinite, bronquite e sinusite. Ela passa pano úmido e tira o pó da casa todos os dias, e trocou os cobertores pelos edredons antialérgicos.
“No inverno as crises sempre aumentam, mas eu tomo os cuidados necessários e depois que ele começou o tratamento, as crises diminuiram bastante”, disse.
Para controlar a doença, os casos devem ser diagnosticados para que o médico acompanhe o paciente e este tenha mais qualidade de vida.
SAIBA MAIS
FRIO
A baixa umidade relativa do ar e as baixas temperaturas do inverno aumentam o número de pessoas com crises de
alergia respiratória
DOENÇAs mais comuns
Asma, rinite, sinusite, gripe, resfriado e bronquite. Elas atingem principalmente as crianças e os idosos
SINTOMAS
Crises de espirro, tosse, nariz entupido, coriza, coceira nos olhos, no nariz, garganta e até mesmo na pele
CUIDADOS E PREVENÇÃO
Evite ficar em lugares muito fechados. A ventilação é fundamental. Mantenha os ambientes da casa e do trabalho sempre limpos; troque os lençóis de cama toda semana; evite fumaça de cigarro e odores fortes como perfumes de produtos de limpeza; mantenha uma alimentação
saudável e tome muita água
ESTATÍSTICA
De acordo com a Asbai (Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia), 25% da população sofre com essas doenças. A asma atinge 10% dos brasileiros, é responsável por 400 mil internações hospitalares por ano e dois mil óbitos. Estima-se que 78% dos pacientes com asma também tenham rinite alérgica
Fonte: O VALE – SUA SAÚDE – SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – SP – 14/07/11 – 16