O Aché

Notícias

Home O Aché Noticías

Aché lança logomarca comemorativa de 50 anos, assinada por Ricardo Ohtake e Mônica Pasinato

30 de novembro de 2016

Para comemorar os 50 anos de atuação no mercado farmacêutico, o Aché Laboratórios lançou uma logomarca comemorativa. O trabalho foi desenvolvido por meio de uma parceria entre os renomados designers Ricardo Ohtake e Mônica Pasinato. O símbolo foi idealizado para ser aplicado em todas as campanhas da empresa em 2016, visando fortalecer a história da marca Aché entre os stakeholders.

Segundo Ricardo Ohtake, o conceito visual foi inspirado na microbiologia. “A ideia de sobreposição de partículas microscópicas, como as visualizadas pelos cientistas por meio de lentes, permeou a criação deste trabalho. As partículas criam uma superfície reticular que deram origem ao desenho”, explica.

Para o designer, a sobreposição dos pequenos pontos dá dinâmica à forma, sugerindo um movimento de expansão da ciência para o universo. “O conceito gráfico faz alusão à história do Aché, que por décadas vem desenvolvendo pesquisas científicas em prol da saúde”, afirma.

A logomarca comemorativa mantém a cor magenta da identidade visual da companhia, que neste meio século passou a ser associada a inovação, confiança e sustentabilidade. Atualmente, a farmacêutica 100% nacional emprega cerca de 4,5 mil colaboradores e segue na vanguarda da indústria brasileira.

Sobre os designers

Além de ser um renomado designer gráfico, desenvolvendo projetos de identidade visual e caracterização urbana, Ricardo Ohtake também é reconhecido por seu amplo trabalho como arquiteto. Dirige o Instituto Tomie Ohtake desde sua criação em 2001. Foi secretário de Estado da Cultura de São Paulo, dirigiu o Centro Cultural São Paulo, o Museu da Imagem e do Som (MIS) e a Cinemateca Brasileira.

Mônica Pasinato é designer gráfica reconhecida no mercado. É diretora de Arte do Instituto Tomie Ohtake há 22 anos. Também é diretora do escritório de design gráfico EstudioRO (Estúdio Ricardo Ohtake).