Notícias
Aché é a primeira farmacêutica brasileira a alcançar a neutralidade de carbono nas emissões diretas nos escopos 1 e 2
Aché é a primeira farmacêutica brasileira a alcançar a neutralidade de carbono nas emissões diretas nos escopos 1 e 2
Resultado reflete o compromisso com a saúde e a vida de forma integral ao adotar ações concretas de sustentabilidade
São Paulo, 08 de outubro de 2025 – A implantação de uma usina fotovoltaica, a gestão de resíduos e mudança nas diretrizes do uso de combustíveis, tendo, hoje, 97% da frota de três mil veículos abastecidos com etanol são iniciativas do Aché que reafirmam o compromisso da companhia com a sustentabilidade.
Com a adoção de práticas como estas, o Aché Laboratórios se tornou a primeira companhia farmacêutica 100% brasileira a alcançar a neutralidade de carbono em suas emissões diretas na atmosfera. Na soma dos escopos 1 (emissões diretas de gases de efeito estufa) e 2 (aquisição de energia elétrica), a empresa foi de 13 mil tCO2e (toneladas de CO2 equivalentes) em 2022, para 4,8 mil tCO2e em 2024 (menos 62% de emissões), superando a meta de redução de 50% estabelecida entre 2022 e 2025. As 4,8 mil tCO2e restantes foram integralmente compensadas por meio da aquisição de créditos de carbono, garantindo assim a neutralidade da operação nos escopos 1 e 2.
Esse marco consolida a empresa como referência no mercado ao dar um passo importante na estratégia de ser cada vez mais eficiente e consciente na preservação do meio ambiente. Para se ter uma ideia, essa redução de 62%, segundo a SEEG – Observatório do Clima, representa a retirada das ruas de 22 mil carros com uma rodagem aproximada de 10 km por dia durante um ano. Todo o processo foi orientado pela WayCarbon.
José Vicente Marino, Diretor Presidente do Aché, ressalta que “há quase 60 anos, o laboratório foi fundado com o objetivo de levar mais vida às pessoas, onde quer que elas estejam. Seguindo esse propósito, o cuidado com o meio ambiente é parte essencial da atuação da companhia e da paixão pela vida expressa no propósito do Aché. E essa conquista demonstra, na prática, a responsabilidade com a saúde das pessoas e do planeta”.
O executivo reforça que essa não é uma ação isolada. “No Aché, assumimos o compromisso de ter um modelo de negócios cada vez mais competitivo e responsável. Por isso, estabelecemos que a neutralidade climática deverá ser mantida ao longo dos anos, assim como nos comprometemos a avançar na descarbonização dos nossos processos e engajar fornecedores críticos para que eles também desenvolvam seus compromissos com o clima. Fazemos e continuaremos fazendo as coisas certas, do jeito certo”.
Diferentes ações foram responsáveis por essa conquista
Figurar entre as primeiras companhias de diferentes segmentos do Brasil a conseguir tal feito é resultado de um trabalho contínuo e de longo prazo. Com a parceria firmada com a Atiaia Renováveis, em 2024, o Aché se tornou autoprodutor de energia elétrica de origem fotovoltaica com uma usina na cidade de Goiana (PE).
A frota de automóveis da companhia também é outra área que passou por atualizações nos últimos anos. Desde o ano passado, 97% dos mais de três mil veículos do Aché são abastecidos exclusivamente com etanol. “Para isso, tivemos um forte trabalho de engajamento com todos os colaboradores da nossa Força de Vendas para o uso exclusivo de etanol. E essa escolha foi feita após estudos e com embasamento técnico e científico, que nos mostraram ser a melhor opção,” ressalta Marino.
Crescimento e desenvolvimento sustentável
Outro feito positivo da companhia nessa área é o certificado ‘Aterro Zero’, conquistado em 2023 e que assegura que não há o envio de nenhum tipo de resíduo industrial aos aterros sanitários. E já nos primeiros meses de 2025 a companhia avançou ainda mais em sustentabilidade transformando resíduos gerados em oportunidades com a criação de uma cadeia de suprimentos sustentável: cápsulas vazias e matérias-primas não utilizadas passam por um processo e se transformam, por exemplo, em adubo orgânico para plantas.
“E como sabemos que o primeiro e mais importante passo precisa ser dentro de casa, engajamos os colaboradores a trocar garrafas PET por hortaliças cultivadas em nossa unidade em Guarulhos (SP). As hortaliças são adubadas com o fertilizante resultante do reaproveitamento das cápsulas e embaladas com plásticos reciclados das próprias garrafas”, lembra Marino.
Hoje, cerca de 200 pés de hortaliças são doados aos colaboradores semanalmente. Frascos, bombonas e caixas de papelão, antes reciclados, agora são direcionados para uso em cadeias produtivas de outras empresas, evitando o desperdício e apoiando a economia circular.
foco em investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D) internos, parcerias para inovação aberta e produtos licenciados.
O Aché é reconhecido como empresa top-of-mind e marca de escolha entre os profissionais de saúde brasileiros, com mais de 350 marcas e 900 apresentações de medicamentos em mais de 150 categorias terapêuticas e 30 especialidades médicas. Hoje, os produtos do Aché chegam a mais de 20 países na América Latina, África, Ásia e Europa, além de sua sede no Brasil.
A companhia possui unidades fabris em São Paulo e Guarulhos/SP; Anápolis/GO; e Cabo de Santo Agostinho/PE, todas 100% abastecidas por energia solar, evitando a emissão de gases de efeito estufa. Todas as instalações possuem a certificação Aterro Zero por suas práticas sustentáveis e eficientes de gestão de resíduos, com materiais reciclados ou reutilizados.