Fitomedicamentos
Definimos como fitomedicamentos os medicamentos de origem vegetal elaborados com extratos padronizados. O fitomedicamento é elaborado por um complexo processo químico que visa concentrar os princípios ativos da planta em um extrato. A padronização química (ou estandardização) garante o teor de princípios ativos para obtenção de uma atividade farmacológica.
A Bioprospera® é uma das principais plataformas de inovação do Aché, cujo objetivo é descobrir e desenvolver medicamentos inovadores a partir de fontes naturais, em especial da biodiversidade brasileira, que é a maior e mais diversa do mundo. A plataforma é estruturada para ser sustentável, seguindo os princípios Environmental, Social, Corporate Governance (ESG) — aspectos ambientais, sociais e de governança — para entregar não apenas tratamentos e resultados financeiros, mas também repartir benefícios que promovam conservação ambiental e desenvolvimento social, criando valor a partir da biodiversidade brasileira.
O Brasil possui aproximadamente 22% da biodiversidade vegetal do planeta, além de um rico conhecimento etnobotânico. A plataforma é baseada em duas abordagens para descobrir moléculas e extratos naturais ativos: (i) Etnofarmacologia, que desvenda os efeitos farmacológicos e toxicológicos descritos para plantas medicinais por meio da aplicação de técnicas bioanalíticas sistemáticas; e (ii) Bioprospecção, que começa com expedições e coletas de amostras de diferentes biomas.
O Aché mantém parcerias com a Phytobios e o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), onde encontra-se o acelerador de partículas de 4ª geração (Sirius) na frente de Bioprospecção. Esse equipamento científico é o maior do Brasil e um dos maiores do mundo, de extrema importância para a caracterização de moléculas naturais bioativas.