SUPERANDO

LIMITES

RELATÓRIO ANUAL 2017

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CONHECIMENTO

E ATUALIZAÇÃO

CIENTÍFICA

Como um dos direcionadores estratégicos do Aché, manter o foco no cliente significa que devemos investir no fortalecimento contínuo das relações com os profissionais da saúde, pontos de venda, instituições públicas e privadas, distribuidores e demais integrantes da cadeia farmacêutica.

Só assim conseguiremos compreender melhor as especificidades de cada cliente para oferecer propostas adequadas às suas reais demandas, o que viabilizará resultados positivos compartilhados e garantirá, ainda, que nosso portfólio alcance um número cada vez maior de pacientes e consumidores.

Dra. Alessandra Yuri Tokumoto. Especialidade – Clínica Médica

PROFISSIONAIS

DA SAÚDE

Para estreitarmos o contato com os profissionais da saúde, lançamos, em linha com os pilares do Planejamento Estratégico, o Conecta Aché, plataforma online que permite a visitação médica virtual. Pensada para complementar a atuação da Força de Geração de Demanda, a plataforma alcança médicos e demais profissionais da saúde de diversas regiões do Brasil, considerando apenas os municípios em que nossos propagandistas não atuam presencialmente. Em um formato inovador, todos os materiais promocionais do Aché das Unidades de Negócios Prescrição e Dermatologia estão hospedados na plataforma. O conteúdo da Unidade de Negócios MIP também deverá ser incluído no Conecta Aché. Podem acessar o portal médicos, odontologistas e, em breve, nutricionistas. [GRI 102-43]

Conecta Aché

O Conecta Aché leva informações científicas aos profissionais da saúde nas regiões mais distantes do nosso País.

• 5,6 mil visitas virtuais de profissionais da saúde à plataforma online em 2017. Média de 620 visitas a cada mês.
• Painel de 900 profissionais da saúde e 240 odontólogos, distribuídos em cerca de 500 cidades e 25 estados.
• 894 profissionais visitados, entre: cirurgiões; clínicos-gerais; cardiologistas; dermatologistas; endocrinologistas; gastroenterologistas; geriatras; ginecologistas obstetras; médicos do trabalho; neurologistas; otorrinolaringologistas; ortopedistas; pediatras; psiquiatras; reumatologistas; urologistas e vasculares.

Além da visitação médica

Mantemos um trabalho contínuo para assegurar a proximidade com as principais sociedades médicas do País e contribuir para levar mais saúde à população. Em 2017 demos continuidade ao trabalho junto às sociedades médicas, promovendo eventos científicos para discussão entre profissionais da saúde sobre temas fundamentais para a sociedade brasileira.

Realizamos ainda jornadas científicas junto a hospitais que são referência no Brasil e no exterior, entre os quais: Hospital Albert Einstein, Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (IDPC), Unicor, Unicamp – Universidade Estadual de Campinas, INTO - Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, UNIFESP- Universidade Federal de São Paulo, PUC - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Santa Casa do Rio de Janeiro e ainda Harvard Medical School, Universidade de Oxford, Universität Basel – Basileia e Universitat de Barcelona – Espanha.

Visitas presenciais realizadas pelas Forças de Geração de Demanda e de Vendas em 2017:

• 4.558.016 a profissionais da saúde.
• 510.882 a pontos de venda.

Estratégia de segmentação

Ao longo de 2017, constatamos a assertividade da decisão, tomada no ano anterior, que separou nossos propagandistas e consultores em duas grandes áreas geográficas: Orion e Pegasus. Com o modelo, foi possível estruturar propostas de valor ainda mais segmentadas aos médicos, levando em consideração o contexto e as necessidades de cada estado ou região do País.

Colaboradora com produto do portfólio Aché, no ponto de venda em São Paulo

CLIENTES

Ainda em 2016, fomos a campo para conhecer melhor o perfil dos cerca de 75 mil pontos de venda que comercializam nosso portfólio de produtos em todas as regiões do Brasil. O resultado do projeto, que ficou conhecido como Aché no PDV, permitiu à Companhia criar estratégias diferenciadas para maximizar a proposta de valor oferecida a cada perfil de cliente e aumentar a capilaridade da marca.

As chamadas contas estratégicas passaram a ter equipes multidisciplinares totalmente dedicadas. Também intensificamos o relacionamento com os principais distribuidores e aumentamos o número de profissionais da equipe comercial que atendem de forma exclusiva as farmácias independentes e associativismo.

Colaboradora com produto do portfólio Aché, no ponto de venda em São Paulo

Em 2017, nossa estratégia comercial incluiu projetos de sinergia com a Força de Geração de Demanda e para assegurar a efetividade das ações de merchandising nos pontos de venda.

Também apostamos em ações para reforçar o relacionamento da Força de Vendas com farmacêuticos, proprietários e demais profissionais de farmácias e, simultaneamente, aumentar a exposição da marca Aché e gerar movimentação nas lojas, a exemplo do programa Nossa Família Cuida, em que levamos profissionais especializados a determinados pontos de venda para fazer a aferição da pressão arterial e da glicemia da população.

Colaborador com produtos no ponto de venda

Plataforma Integra Aché

Um bom exemplo que demonstra as entregas da Companhia no pilar Foco no Cliente é a Plataforma Integra Aché, lançada em setembro de 2016, exatamente na data em que se comemora o Dia Nacional do Cliente (15 de setembro). A plataforma conta com três portais e utiliza a tecnologia para impulsionar o crescimento sustentável do Aché e de toda a cadeia farmacêutica. [GRI 102-43]

No portal Compre com Aché, farmácias de todo o Brasil podem fazer seus pedidos via sistema online, que são entregues por distribuidores parceiros. Também são oferecidas condições comerciais exclusivas. Apenas um ano após o lançamento do portal, já temos mais de 7.500 pontos de venda cadastrados. Em 2017, houve mais de 1,5 milhão de unidades faturadas no Compre com Aché. O portal Cliente Aché é destinado a quem deseja comprar diretamente, sem a intermediação do distribuidor. Em ambos, os clientes têm acesso a uma série de informações, como prazos de liberação do produto e previsão de entrega, melhorando a experiência com a empresa.

No Cresça com Aché, oferecemos cursos que contribuem para o desenvolvimento de farmacêuticos, balconistas e gerentes/proprietários. Em parceria com a Universidade Estácio, o portal mantém 55 cursos online em diferentes trilhas de aprendizagem. Até dezembro de 2017, registramos 9.706 cadastrados, que têm a oportunidade de aprimorar seu conhecimento sobre o mercado farmacêutico e o segmento varejista, entre outros temas. A iniciativa também possibilita que o atendimento prestado ao consumidor final seja ainda mais efetivo e de qualidade.

Em 2017, foram concluídos 1.743 cursos e o portal ganhou 9 novos temas, totalizando 55 cursos disponíveis.

CONSUMIDORES

Manter uma estratégia de precificação justa, que garanta o acesso aos nossos medicamentos, é uma das premissas do Aché, que obedece aos critérios de definição de preços e de ajustes da Secretaria Executiva da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED).

Também buscamos aumentar a conscientização dos pacientes e cuidadores e impulsionar a aderência aos tratamentos, reforçando, por exemplo, a divulgação de informações sobre os eventuais riscos que a intercambialidade (troca do receituário médico no momento da compra) pode ocasionar à eficácia dos tratamentos. Somos pioneiros em acessibilidade, disponibilizando, desde 1996, informações em braile nas embalagens e, há mais de 10 anos, uma central de atendimento para deficientes auditivos e a bula em áudio.

No fim de 2017, a Anvisa autorizou a inclusão de QR Codes nas embalagens de dois medicamentos do Aché: Alenia e Pant. Por meio da leitura virtual dos códigos, é possível acessar uma plataforma que contém vídeos explicativos sobre a utilização desses medicamentos, o que facilita a compreensão dos consumidores sobre os cuidados necessários durante a sua administração.

Aplicativo Aché – Meus Medicamentos

Parte do projeto de adequação à Lei da Rastreabilidade, o aplicativo Meus Medicamentos permite ao consumidor, a partir da leitura do código de barras da embalagem, obter informações sobre o produto. Lançado em outubro, está disponível gratuitamente para as plataformas Android e iOS.

Informações sobre produtos pelo aplicativo Aché - Meus medicamentos

Programa Cuidados pela Vida

Maior programa de relacionamento da indústria farmacêutica brasileira, o Cuidados pela Vida chegou a cerca de 8,5 milhões de pacientes cadastrados em 2017. No ano anterior, foram 6,4 milhões de usuários. O programa conta com mais de 27,8 mil pontos de venda credenciados e 198 itens disponíveis. [GRI 102-43]

Como um amplo programa de relacionamento, o Cuidados pela Vida vai além dos descontos nos medicamentos. Em linha com o propósito de levar mais vida às pessoas, os beneficiados têm à disposição uma série de serviços, como recordatórios de saúde enviados por SMS, Central de Enfermeiros 24 horas para o esclarecimento de dúvidas, compra pela web e entrega de medicamentos em casa e atualização periódica de conteúdos sobre saúde e bem-estar, que levam informação relevante a pacientes, familiares e cuidadores.

Cuidados pela Vida

Site: www.cuidadospelavida.com.br
Central de atendimento: 0800 777 8432

Em 2017, foram comercializadas 11,5 milhões de unidades por meio do programa. A Central de Enfermeiros 24 horas registrou 36 mil atendimentos.

Contato com consumidores via:
• Central de Atendimento a Clientes (CAC) 0800 701 6900 e cac@ache.com.br

• Portais eletrônicos e hotsites Redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube e outros)

Atendimento pelo programa CPV - Cuidados pela Vida

Aché

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