SUPERANDO

LIMITES

RELATÓRIO ANUAL 2017

EN     PT

SUPERANDO LIMITES

NO CRESCIMENTO

O ano de 2017 apresentou um contexto macroeconômico de lenta recuperação, impactado pela crise dos últimos dois anos. Acreditando na retomada da economia refletida pela maior geração de empregos formais, pela queda dos juros e pela inflação sob controle e no seu comprometimento em levar mais vida às pessoas, o Aché manteve seu nível de investimento com iniciativas como o novo complexo industrial localizado no Nordeste, preparando a plataforma de sustentação do negócio, e ainda criou 247 novos postos de trabalho.

A força da marca Aché possibilitou a realização de grandes conquistas, superando limites e crescendo acima do mercado farmacêutico.

O Aché registrou no ano de 2017 uma evolução de 15,6% frente a um crescimento de 11,7% do mercado farmacêutico brasileiro.

Desempenho Aché X Mercado Farmacêutico Total (Metodologia PPP)

Para o cálculo do tamanho do Mercado Farmacêutico Total (MFT), utiliza-se a base de dados da IMS Health Brasil, principal consultoria no setor, conforme a metodologia PPP (Pharmacy Purchase Price), que considera o desconto médio para cada apresentação dos produtos, aplicado sobre a Receita Bruta a partir do preço fábrica.

Mesmo em um cenário ainda desafiador, o Aché cresceu acima do mercado e manteve os investimentos em Inovação, Qualidade, Logística, Excelência Operacional, Tecnologia da Informação e Marketing, totalizando R$ 750 milhões investidos no ano para suportar a evolução das Unidades de Negócios da Companhia.

Evolução Aché X Mercado Farmacêutico, por Unidade de Negócio (Metodologia PPP)

A presença da marca Aché em todo Brasil, os lançamentos de produtos, os investimentos e a proximidade com os públicos de relacionamento são alguns dos aspectos que apoiam o crescimento das Unidades de Negócios.

O Aché alcançou uma Receita Líquida de cerca de R$ 3,0 bilhões com crescimento de 10,5% em relação a 2016. O EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortizações) atingiu R$ 870,4 milhões, com evolução de 6,9% em relação ao ano anterior e margem de 29,3% no período acumulado de 2017.

O lucro líquido chegou a R$ 565,3 milhões com aumento de 3,8%. O lucro por ação alcançou R$ 8,8 no ano com alta de 3,8% em relação a 2016. A alavancagem líquida foi de 0,01 x EBITDA acumulado em 12 meses.

 

Desempenho econômico-financeiro

Resultado consolidado

(R$ milhões)4T16s/RL4T17s/RL2016s/RL2017s/RL
Receita líquida813,1100,0%936,4100,0%2.686,3100,0%2.967,9100,0%
Lucro Bruto574,070,6%686,273,3%1.894,570,5%2.158,672,7%
Despesas com vendas e administrativas(254,4)-31,3%(380,3)-40,6%(1.090,9)-40,6%(1.306,1)-44,0%
Outras operacionais(7,7)-0,9%(38,1)-4,1%(33,8)-1,3%(38,2)-1,3%
Lucro operacional (EBIT)311,938,4%267,828,6%769,828,7%814,327,4%
Resultado financeiro líquido(13,7)-1,7%(5,8)-0,6%(35,6)-1,3%(19,6)-0,7%
Lucro antes do IRPF/CSLL298,236,7%262,028,0%734,227,3%794,726,8%
EBITDA324,539,9%292,231,2%814,130,3%870,429,3%
Lucro líquido231,528,5%187,320,0%544,620,35565,319,0%
Lucro Líquido por ação3,60,4%2,90,3%8,50,3%8,80,3%

Receita Líquida de Vendas

A Receita Líquida de Vendas cresceu 10,5% em relação ao ano de 2016, atingindo R$ 2.967,9 milhões. No 4º trimestre de 2017, a Receita Líquida foi de R$ 936,4 milhões, 15,2% superior quando comparada ao mesmo período do ano anterior.

Um portfólio forte, amplo e diversificado contribui para o faturamento da Companhia de forma sustentável. Em 2017, o produto com maior Receita Líquida representou apenas 4,6% do total, demonstrando a baixa concentração do seu portfólio.

Lucro Bruto

No ano de 2017 o Lucro Bruto foi de R$ 2.158,6 milhões, 13,9% superior em relação ao mesmo período de 2016.

EBITDA

O EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortizações) acumulado atingiu R$ 870,4 milhões, 6,9% superior em relação ao ano anterior e com uma margem EBITDA de 29,3% no período acumulado de 2017.

EVOLUÇÃO DA RECEITA LÍQUIDA E DO EBITDA

Ao realizar a gestão eficiente do portfólio, agregando produtos inovadores e que adicionam valor ao amplo pipeline, o Aché vem evoluindo, há dez anos, sua Receita Líquida, refletindo em um EBITDA sempre crescente, o que possibilita contínuos investimentos em pessoas, tecnologia, qualidade, inovação e excelência operacional.

Receita Líquida

EBITDA

Endividamento Líquido

A Companhia encerrou o ano de 2017 com uma dívida financeira líquida de R$ 5,6 milhões. A dívida bruta soma R$ 174,6 milhões e possui característica principal de longo prazo.

(R$ milhões)20162017Var (%)
Empréstimos e financiamentos - CP44,243,1-2,5%
Empréstimos e financiamentos - LP128,6131,52,3%
Endividamento Bruto172,8174,61,0%
Caixa e equivalentes de caixa134,4169,025,7%
Endividamento Líquido38,45,6-85,4%

Índice de alavancagem R$ MM

Agências de Rating

A estratégia financeira conservadora da Companhia, que mantém a sua estrutura de capital desalavancada e um adequado perfil de liquidez, associada à natureza resiliente do setor farmacêutico e seu forte posicionamento como líder em Prescrição do mercado brasileiro, permitiram a manutenção do rating dentro do nível aceitável de crédito acima do soberano.

DESEMPENHO

DAS UNIDADES

DE NEGÓCIOS

Linha de produção de sólidos, na fábrica de São Paulo

Franquias das Unidades de Negócios

Para garantir a agilidade e foco na condução do negócio, o portfólio de produtos do Aché é gerenciado a partir de cinco grandes Unidades de Negócios: Prescrição, Medicamentos Isentos de Prescrição, Genéricos, Dermatologia e Institucional e Cuidados Especiais, com suas franquias descritas a seguir:

PRESCRIÇÃO

FRANQUIAS:

• Cardiovascular
• Gastro
• Osteomuscular
• Respiratória
• Saúde Feminina e Masculina
• Sistema Nervoso Central

MIP – Medicamentos

Isentos de Prescrição

FRANQUIAS:

• Calmantes
• Dermatológicos
• Dor e Febre
• Gastro
• Gripes e Resfriados
• Vitaminas, Minerais e suplementos

GENÉRICOS

FRANQUIAS:

• Cardiovascular
• Gastro
• Osteomuscular
• Respiratória
• Saúde Feminina e Masculina
• Sistema Nervoso Central

DERMATOLOGIA

FRANQUIAS:

• Dermomedicamentos
• Dermocosméticos

INSTITUCIONAL E CUIDADOS ESPECIAIS

FRANQUIAS:

• Especialidades (Hospitalar)
• Oncologia

Unidade de Negócios Prescrição

Pelo 11º ano consecutivo, a Companhia manteve a liderança em prescrição médica, com 6,63% de market share, segundo a Close-Up International, uma das principais empresas de auditorias e relatórios do mercado de prescrições.

Em 2017, a Força de Geração de Demanda visitou 167 mil profissionais de saúde, totalizando 5.068.898 visitas no ano. Essa atuação tem garantido ao Aché destaque em prescrição nas principais especialidades médicas.

Com o objetivo de estreitar cada vez mais e aumentar o relacionamento com médicos e profissionais da saúde, inclusive em regiões ainda não visitadas, a Companhia consolidou o programa Conecta Aché, plataforma para visitas virtuais.

Os resultados desse investimento contribuíram para uma expansão de 491 municípios visitados, início da visitação de dentistas, com o registro de 400 profissionais e um impacto em 6 mil médicos.

Representando 72,7% da Receita Líquida da Companhia, a Unidade de Negócios Prescrição apresentou uma evolução de 8,8% RL em reais e de 2,8% em unidades, quando comparado ao ano anterior. Tal resultado foi obtido, principalmente, pela alta capilaridade de atuação das Forças de Geração de Demanda e de Vendas e pela diversificação de portfólio, potencializado por investimentos contínuos em inovação – um dos principais direcionadores do negócio. Somando todas as franquias, foram lançados dez produtos, entre novos e extensões de linha. A unidade encerrou o ano com 9,1% de market share (PPP – Reais).

Lançamentos da Unidade de Negócios Prescrição

Lançamentos das Unidades de Negócios Prescrição

Franquia
Gastro
Franquia OsteomuscularFranquia Saúde
Feminina e Masculina
Franquia Sistema
Nervoso Central (SNC)
Tanísea

Antiparasitário
Artrogen Duo
Um dos primeiros resultados da recente
aquisição do Laboratório Tiaraju, traz
associação exclusiva de dois colágenos em
um único sachê, contribuindo para a saúde
articular.

Oxotron
Anti-inflamatório lançado a partir de parceria
com laboratório Japonês. Indicado para
tendinites e osteoartrites.
Combi AD
Traz associação excluisva que combina ferro e as
vitaminas A e D em sua composição. Indicado para
previnir casos de anemia, especialmente em crianças de
sete meses a três anos de idade.

Lutics
Integra o portifólio de saúde masculina, indicado
para o tratamento da doença caracterizada pelo
aumento da próstata.

Sany D 50.000 UI
Extensão da linha de vitamina D recomendada
para casos de forte deficiência do nutriente.

Trezor 5 mg
Indicado para o tratamento de colesterol alto
(extensão de linha).
Deller
Complementa o portfólio de moléculas para
o tratamento da depressão, beneficiando
também mulheres que apresentam os sintomas
da menopausa e pacientes que usam vários
medicamentos simultaneamente.

Vie
Indicado para o tratamento da doença de Alzheimer.

Zolfest D
Indicado para o tratamento da insônia.

Dra. Ana Paula Miguel Barreira. Especialidade – Pediatria

Posição do Aché nas principais especialidades médicas (mercado farmacêutico total)

1   Angiologia
1   Otorrino
1   Gastro
1   Reumatologia
1   Alergologia

1   Ortopedia
1   Geriatria
2   Endocrinologia
2   Ginecologia
2   Clínica Geral

 

2   Pediatria
2   Pneumologia
3   Psiquiatria
3   Neurologia

 

Criatividade em alta

Em 2017, estimulamos a criatividade dos colaboradores por meio da campanha Banco de Marcas, que coletou sugestões de nomes para os futuros lançamentos de nosso portfólio. A ação alcançou quase 10 mil marcas sugeridas.

Unidade de Negócios MIP

A Unidade de Medicamentos Isentos de Prescrição (MIP) representa 8,7% da Receita Líquida da Companhia e apresentou uma evolução de 5,1% em reais e de 0,4% em unidades. Além de manter as atividades de promoção médica, a Unidade de Negócios MIP, responsável pelo portfólio de Medicamentos Isentos de Prescrição do Aché, investiu em ações para intensificar o reconhecimento das marcas junto ao consumidor ao longo de 2017, por meio de iniciativas nos pontos de venda e na mídia.

Em 2017, o Aché trouxe para o mercado a Linha Achevita para quem busca saúde e vitalidade com praticidade. Produtos com fórmulas avançadas e formatos diferenciados em seis segmentos: boa forma, saúde da mulher, saúde óssea e articular, nutrição diária, saúde do coração e saúde infantil.

Lançamento de Achevita, linha de nutracêuticos, com a atriz Maria Fernanda Cândido

Além desse reforço no portfólio da Unidade de Negócios MIP, em 2017 o Aché levou para o mercado um importante lançamento para a família brasileira: Effex.

O repelente de alta proteção, estreou no mercado na versão ultra, único com 30% de Icaridina, e nas versões baby e family, seguras para uso em crianças a partir de 6 meses e gestantes. O produto oferece até 13 horas de proteção e é eficaz no combate das doenças causadas pelos mosquitos Anopheles, Culex e Aedes aegypti, como dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Somadas, as ações repercutiram positivamente no desempenho da Unidade, que encerrou o ano com 2,4% de market share (PPP – Reais), o melhor patamar desde 2012.

Linha de repelente, Effex. Lançamento da Unidade de Negócios MIP

Lançamentos da Unidade de Negócios MIP

CisberryExtrato de cranberry com compostos antioxidantes que beneficia a saúde urinária da mulher.
EffexRepelente para combate dos insetos transmissores da dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela.
InelatteSuplemento de cálcio em tabletes mastigáveis.
Proepa UniÔmega 3, que ajuda a manter níveis saudáveis de triglicerídeos e contribui para a saúde do coração.
SvelimÀ base de extrato purificado de café verde, auxilia no metabolismo e na boa forma.

Unidade de Negócios Genéricos

Atuando em um competitivo segmento, os genéricos do Aché representam 10,1% da Receita Líquida da Companhia e estão presentes na maioria dos pontos de venda do País por meio da marca Biosintética. Com uma ampla oferta de moléculas que atendem a diversas especialidades médicas, o Aché oferece à população produtos de qualidade com preços competitivos.

A unidade teve um crescimento de 3,3% em unidades e de 9,5% em Receita Líquida encerrando, o ano com 6,9% de market share (PPP – Reais).

A renovação de portfólio também foi fundamental para o desempenho da unidade. Foram oito produtos lançados em 2017, incluindo um genérico inédito na franquia Sistema Nervoso Central: a Desvenlafaxina. Lançamos ainda, duas extensões de linha. Em 2018, assegurar a rentabilidade segue como prioridade. A Unidade de Negócios Genéricos buscará manter o crescimento em demanda e unidades no mesmo ritmo que o mercado farmacêutico.

Lançamentos da Unidade de Negócios Genéricos

Lançamentos da Unidade de Negócios Genéricos

AcetilcisteínaExpectorante.
Betametasona + Cetoconazol +
Neomicina creme e pomada
Recomendado para infecções de pele.
Desvenlafaxina Primeiro genérico lançado no mercado, indicado para o tratamento da depressão.
Doxazosina 2 mgIndicado para o tratamento dos sintomas de hiperplasia prostática benigna (HPB).
Losartana +
Hidroclorotiazida
Mais um produto da Franquia Cardiovascular.
MemantinaPrimeiro genérico da Companhia para o tratamento da doença de Alzheimer.
Rosuvastatina 5 mgExtensão de linha, medicamento recomendado para equilibrar as taxas de colesterol no sangue.

Unidade de Negócios Dermatologia

A Unidade de Negócios Dermatologia, que já representa 4,5% da Receita Líquida da Companhia, obteve resultados surpreendentes tanto na Franquia Dermomedicamentos quanto na Franquia Dermocosméticos. Em reais, evoluiu 49% e em unidades 16,1% em comparação com 2016. A Receita Líquida da unidade alcançou R$ 136,4 milhões.

Seguimos intensificando o relacionamento com dermatologistas, formadores de opinião e demais profissionais da saúde, e alcançamos a liderança em prescrição em três dermocosméticos da linha Profuse: na categoria de densificadores faciais, com Densifiant Fondant e Densifiant Sérum; e na categoria de clareadores de olheiras, com Clair Olhos. Também realizamos ações para ativar nossa marca nos pontos de venda e, apostando nas plataformas digitais, lançamos a iniciativa Dermalive, com transmissões online via Facebook Live em que dermatologistas convidados responderam aos questionamentos de consumidores e usuários da rede social. Foram cinco ações ao longo de 2017 e mais de 800 mil visualizações.

Tendo em vista o mercado de atuação do Aché – atualmente nosso portfólio de dermomedicamentos e de dermocosméticos alcança 45% do mercado total –, a marca Profuse já é a 8ª mais vendida em demanda em unidades e a 7ª em demanda em reais (PPP). Em volume de Prescrição, fomos a 3ª marca mais prescrita no trimestre acumulado de outubro a dezembro de 2017. Em relação aos dermomedicamentos, também registramos aumento em demanda em unidades.

Em 2017 lançamos dois importantes produtos na franquia Dermomedicamentos: Resgat Creme e Resgat Pomada. Já em dermocosméticos lançamos cinco novos produtos.

Profuse, linha inspirada nas características da pele brasileira

Lançamentos da Unidade de Negócios Dermatologia

DermocosméticosDermomedicamentos
Clair Olhos
Liderança em volume de Prescrição três meses após lançado.

Ensolei Antiacne Color FPS 30
Mais um produto da linha Profuse, ideal para pessoas com tendência, presença ou histórico de acne.

Ensolei Compact Color FPS 50
Atual líder em Prescrição.

Kits promocionais de Profuse

Nutrel suavizante balm
Hidratante calmante facial indicado para uso diário.
Resgat Creme e Resgat Pomada
Indicado para o alívio de inflamação e coceiras
decorrentes de doenças de pele (psoríase, dermatiteatópica
e/ou dermatite alérgica de contato).

Unidade de Negócios Institucional e Cuidados Especiais

Em 2017, organizamos a estrutura de demanda em duas equipes para atuar em frentes distintas – uma focada no mercado público para todos os produtos da Companhia e outra voltada para o mercado privado, nos segmentos de Oncologia, Hospitalar e Vascular –, o que influenciou positivamente o desempenho da Unidade. Também aprimoramos processos internos e, em parceria com alguns fornecedores, montamos estratégias flexíveis para cada perfil de cliente.

No contexto do portfólio de Cuidados Especiais, a recém-criada Coordenação de Desenvolvimento de Novos Negócios (específica para o segmento) acelerou o processo de renovação de portfólio, com o mapeamento de oportunidades de negócios para lançamentos de medicamentos similares voltados a franquias nas quais ainda não atuamos. Em 2017, ingressamos no segmento de anestésicos e alcançamos progressos para obter os registros dos primeiros produtos oncológicos de alto valor agregado em cooperação com parceiros internacionais.

A unidade representa 3,3% da Receita Líquida da Companhia e apresentou crescimento de 13,0% em reais e 19,6% em unidades. Consequência de resultados favoráveis em processos licitatórios, em 2017 fornecemos produtos para as Secretariais de Saúde de dez Estados brasileiros.

Simbilex, lançamento da Unidade de Negócios Institucional e Cuidados Especiais

Lançamento e destaques do portfólio da Unidade de Negócios Institucional e Cuidados Especiais

Simbilex
(cloridrato de dexmedetomidina)

Marca o novo ciclo de lançamento da
Unidade e inaugura a presença do Aché na
franquia Anestésicos Hospitalares.
Biomatrop
Indicado para o tratamento de deficiências no crescimento causadas por distúrbios hormonais.

Hemax
Antianêmico que estimula a formação e a liberação das hemácias a partir da medula óssea.

Neo decapeptyl
Utilizado principalmente para o tratamento de neoplasia maligna da próstata, puberdade precoce e
endometriose.

Prostavasin
Recomendado para o tratamento de doença arterial crônica.

Aché

Right Menu IconMENU