Ousando ir mais longe

Visão de Sustentabilidade

Uma das iniciativas-chave é estabelecer a governança para os temas de sustentabilidade.

A sustentabilidade está intrinsecamente ligada ao nosso Planejamento Estratégico, demonstrada nos cinco pilares que direcionam nossas ações na jornada 20/30. Nossos negócios estão voltados ao desenvolvimento sustentável, com respeito às pessoas e ao meio ambiente, princípios que se refletem na perenidade do Aché, na geração e no compartilhamento de valor com a sociedade e os acionistas.

Ao desenvolver nossa matriz de materialidade (definição dos temas relevantes para o negócio), construímos um processo estruturado de consulta aos diversos stakeholders e engajamos especialistas de sustentabilidade para levantamento de recomendações. A partir desse processo, começamos a estruturar o pilar estratégico Sustentabilidade, dando início a algumas iniciativas-chave.

Matriz de materialidade

Os temas materiais estão alinhados ao Planejamento Estratégico 20/30.

O Aché realizou, em 2016, o seu primeiro processo de definição de temas relevantes, chamado comumente de materialidade. O objetivo foi sistematizar suas ações diante dos desafios do negócio, bem como aprofundar o seu relacionamento com os públicos internos (colaboradores e alta direção) e externos (profissionais da saúde, distribuidores, fornecedores, consumidores e parceiros de negócio). Com isso, pudemos priorizar dez temas em nossa gestão e, ao mesmo tempo, orientar a elaboração deste relatório. GRI G4-18; G4-24

Incialmente, identificamos temas importantes no setor e os públicos que gostaríamos de engajar. Construímos uma lista inicial de 25 temas, a partir da análise de estudos setoriais, como Access to Medicine Index, RobecoSam Sustentability Investing (Pharmaceuticals), Sustainability Topics for Sector (GRI), Sasb Sustainable Accounting Standards, Farma Sustentável, Pharmaceuticals Supply Chain Initiative, Pharma 2020 (PwC) e benchmark de outras empresas do setor, além de documentos internos ligados à construção do planejamento estratégico do Aché. GRI G4-18

Durante o processo de consulta aos stakeholders, uma pesquisa on-line teve o retorno de 3.254 pessoas entre colaboradores (2.380), consumidores (261), médicos (206), fornecedores (196), clientes (86 – PDVs e canal institucional), outros profissionais da saúde (83), distribuidores (15) e outros (27). Também realizamos entrevistas internas com seis executivos, incluindo o presidente, e mais quatro externas, com especialistas do setor farmacêutico. Trouxemos distribuidores, fornecedores, representantes do setor público e outros parceiros para um painel, que também nos ajudou a priorizar e a aprofundar o entendimento sobre os temas mais relevantes. G4-24; G4-25; G4-26

Após a análise dos dados coletados, foram identificados dez temas materiais, apresentados e validados pela alta liderança da empresa, que incluiu o tema da rastreabilidade, por entendermos que está conectado a demandas legais e de mercado. Os temas estão alinhados ao Planejamento Estratégico 20/30 e subdivididos em quatro campos temáticos (veja quadro). GRI G4-19

Compressora Fette 2200i – Parque Fabril: planta Guarulhos.

Matriz de Materialidade

 

 

Temas Relevantes x Estratégia