Ousando ir mais longe

Portfólio de produtos

A renovação do portfólio de produtos tem papel fundamental no crescimento da companhia nos próximos anos. Por isso, em 2016 lançamos 27 produtos, que atendem a diferentes especialidades médicas, como cardiologia, dermatologia, gastroenterologia, musculoesquelética, respiratória, saúde feminina e sistema nervoso central. Para a exportação, foram lançados oito medicamentos – Costa Rica (cinco), México (dois) e Peru (um).

Novos projetos

127 projetos no pipeline.

Os projetos são estruturados e apresentados pela Área de Desenvolvimento de Novos Produtos, em conjunto com as Unidades de Negócio e diversas áreas da companhia, e são aprovados nos Comitês de Inovação. Em seguida, vão para o Escritório de Projetos, que faz sua gestão até a obtenção do registro em seu país de destino. Em 2016, o Aché contava 127 projetos no pipeline.

Saúde e segurança em produtos

Precificação

A precificação é regulamentada Secretaria Executiva da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), que estabelece critérios para a definição e o ajuste de preços. Nesse contexto, o Aché busca garantir o acesso do consumidor aos medicamentos, ao mesmo tempo que assegura o retorno adequado dos investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Os aspectos de saúde e segurança envolvidos em cada produto são amplamente avaliados, definidos e monitorados em todo o ciclo, visando impactar positivamente a saúde e a segurança do consumidor. No âmbito técnico-regulatório, contamos com ações, como auditoria de fornecedores de insumos, treinamento e reconhecimento anual dos parceiros, dentro do programa Parcerias para a Excelência. Já os processos fabris são definidos e monitorados conforme requisitos mundiais de boas práticas de fabricação. Os laboratórios de desenvolvimento e de controle da qualidade são equipados com tecnologia e equipe treinada para a execução das análises de última geração. A cadeia de armazenamento e distribuição também segue as melhores práticas vigentes. Em 2016, mesmo durante o complexo cenário econômico vivenciado pelo País, contratamos 56 profissionais na Diretoria de Qualidade e Assuntos Regulatórios. GRI G4-PR1

Eficácia

Na mensuração da eficácia da nossa gestão, todos os fatores que interferem na saúde e segurança do consumidor são monitorados com mecanismos que permeiam desde a fase de concepção da ideia e desenvolvimento de um produto até a sua distribuição e comercialização. Além disso, a empresa dispõe de uma área de Farmacovigilância, que recebe e analisa cada dado clínico reportado pelo consumidor ou por profissionais de saúde para acompanhar e tomar as medidas necessárias no pós-mercado. No contato direto com o consumidor, contamos com a Central de Atendimento a Clientes (CAC). Todos os dados são encaminhados na forma de relatórios para a alta gestão, como forma de melhoria contínua, seja de produto ou de processos.

Conformidade

O Aché possui estruturas dedicadas para definir, monitorar e revisar políticas e procedimentos que determinam as diretrizes e a forma de operação dos processos. São mais de 20 políticas e mais de 400 procedimentos que regularizam as operações. Utilizamos indicadores que compõem o Balanced Scorecard (BSC) da empresa, auditorias em toda a cadeia de fornecimento, inclusive nos parceiros internacionais, e auditorias periódicas nos processos internos das empresas do Aché. Em 2016, foram cerca de 50 auditorias internacionais.

Contribuição e impactos na saúde

Nosso investimento em inovação, pesquisa e desenvolvimento tem, entre outros, o propósito de levar mais vida à sociedade, melhorando a vida das pessoas onde quer que elas estejam.

O Aché apoia e realiza eventos científicos, participando de congressos médicos, e promove a educação continuada para profissionais da saúde. Esse envolvimento é relevante e valorizado pela comunidade científica.

Densifiant Fondant Olhos, desenvolvido no Laboratório de Desenvolvimento Farmacotécnico de Dermocosméticos.

137
novos produtos lançados nos últimos cinco anos.

27,1%
é a participação dos lançamentos dos últimos cinco anos na receita líquida do ano.

Lançamentos do Aché

20122013201420152016
Prescrição1312966
Dermatologia294107
MIP14454
Genéricos1773410
Total3332202527

Receita líquida dos novos produtos (R$ mil)

Unidade de Negócio2016
Prescrição545.275
Genéricos111.041
MIP51.950
Dermocosméticos21.864
Dermomedicamentos9.230
Institucional270
Total739.630
Participação dos novos (%)27,1%