Ousando ir mais longe

Planejamento Estratégico

O Planejamento Estratégico da companhia norteia o crescimento do Aché até 20/30. Desenvolvido em conjunto entre Presidência, Diretoria e Gestores e aprovado pelo Conselho de Administração, é composto por cinco direcionadores: Crescimento, Inovação, Excelência Operacional, Foco no Cliente e Sustentabilidade.

Em 2016, todas as ações e iniciativas realizadas pelas unidades e áreas da companhia convergiram para atender aos cinco direcionadores.

Ao todo, 38 iniciativas que compõem o plano estão em andamento. Entre elas, destacamos, no pilar Crescimento, não só as que visam atender ao objetivo de defender e ampliar o core business, mas também as iniciativas que contribuirão para que o Aché conquiste uma participação cada vez mais relevante em MIP, Derma, Genéricos e Cuidados Especiais, com foco no canal institucional.

38 iniciativas estratégicas para trilhar a jornada 20/30.

No pilar Inovação, podemos destacar a criação do Núcleo de Inovação, que, em todos os processos de crescimento, renovação e ampliação do portfólio, tem papel preponderante na execução dos projetos (leia mais em Núcleo de Inovação).

Em Excelência Operacional, uma das iniciativas foi aplicar o conceito World Class Manufacturing (WCM), metodologia mundial que visa à melhoria contínua e ao alcance total da excelência, otimizando recursos materiais e humanos. Hoje, o Programa de Excelência Operacional (PEO) já está implementado nos processos industriais e de qualidade e, em breve, será expandido às demais áreas e processos.

Em Foco no Cliente, desenvolvemos o projeto Aché no PDV, que utilizou a ferramenta Go to Market para segmentar a base de nossos clientes e definir o modelo de atuação e a proposta de valor a ser oferecida pela companhia em cada um dos 70 mil pontos de venda (PDVs) com os quais o Aché se relaciona.

Também lançamos o portal Integra Aché, de forma pioneira e inédita, uma plataforma destinada a clientes e parceiros (PDVs, distribuidores, entre outros). O lançamento do portal materializa nosso objetivo de gerar e compartilhar valor com a cadeia farmacêutica, levando mais vida para as pessoas. Composta de três portais, a plataforma reúne uma variedade de serviços e informações em um único lugar (leia mais em Capital social e de relacionamento.

No pilar Sustentabilidade, realizamos o trabalho de posicionamento da marca, lançamos o novo slogan, o brandbook e o nosso propósito, expresso no manifesto da marca. Para se tornar referência em sustentabilidade no mercado farmacêutico, demos início às ações que respondem aos temas extraídos da matriz de materialidade.

Colaboradores participam do treinamento do Planejamento Estratégico.

Balanced Scorecard (BSC) mede a eficácia da execução da estratégia.

A gestão e o monitoramento do Planejamento Estratégico são feitos por meio do Balanced Scorecard (BSC), para monitorar a eficácia da execução das iniciativas, permitindo rever e corrigir rotas quando necessário. São 19 indicadores, para medir o desempenho dos pilares financeiro, cliente, processo e pessoas. O desempenho desses indicadores também está atrelado às metas da liderança, que se refletem no Programa de Participação nos Resultados (PPR).

Nortis Farmacêutica.