Ousando ir mais longe

Capital Social e de Relacionamento

O Aché privilegia o diálogo e a transparência com os seus diferentes públicos.

Manter relacionamentos próximos e de confiança, compartilhando valor e respeitando o meio ambiente, é uma crença que está na essência do Aché, cujo propósito é levar, por meio de produtos e serviços inovadores, mais vida, saúde e bem-estar às pessoas onde quer que elas estejam. Acreditamos que essa é a premissa para assegurar um crescimento sustentável.

Valorizamos, aprimoramos e investimos em nossos relacionamentos com profissionais da saúde, clientes, fornecedores, distribuidores, governo, universidades, consumidores, sociedade e colaboradores, privilegiando o diálogo e a transparência em nossas ações.

Crianças da Associação Maria Flos Carmeli participam do Risadaria Circo.

Consumidor

Pioneirismo em acessibilidade

1996: braile nas embalagens

2005: CAC para deficientes auditivos

2006: bula falada em áudio

O Cuidados pela Vida (CPV), programa de relacionamento do Aché, passou por revisão em 2016. Foi uma resposta ao nosso anseio de colocar o paciente no centro das decisões, respeitando a posição do profissional de saúde e, ao mesmo tempo, envolvendo o paciente no contexto da sua responsabilidade com a aderência ao tratamento prescrito.

Ao longo de 2016, nossa atuação foi direcionada para alcançar esses objetivos, e as principais ações implementadas foram a criação de uma marca mais moderna  e a elaboração de nova plataforma de gestão de relacionamento, ainda mais segura e robusta, que permitiu a inserção de novos canais de autoatendimento para o paciente, como o cadastro e a localização da farmácia por aplicativo e a geração de conteúdos de saúde e bem-estar disponíveis por e-mail, celular, website e impressos na Revista Cuidados pela Vida.

Criado em 2009, o Cuidados pela Vida é atualmente o maior programa de relacionamento da indústria farmacêutica no Brasil, com mais de 6,4 milhões de pacientes beneficiados. O programa se diferencia por oferecer, além de descontos, mais serviços e benefícios, como recordatórios de saúde pelo celular, possibilidade de os pacientes receberem medicamentos em casa e acesso a uma Central de Enfermeiros 24 horas, na qual os pacientes podem esclarecer dúvidas sobre saúde e receber apoio para aderência ao tratamento prescrito pelo médico.

O cadastro pode ser feito por meio da Central de Atendimento, no telefone 0800 777 8432, ou pelo site www.cuidadospelavida.com.br.

Ampliação do CPV beneficia consumidores de todo o Brasil.

Mais acesso a medicamentos

Algumas das contribuições do Aché para melhorar a saúde das pessoas estão relacionadas a desenvolver produtos inovadores, promover parcerias e alianças que possibilitem acesso a novas tecnologias e tratar o paciente de forma mais ampla, usando a tecnologia e novos focos de tratamento. Uma das ferramentas que o Aché utiliza para oferecer acessibilidade ao consumidor é a plataforma do programa Cuidados pela Vida (CPV).

Governo e setor público

O Aché participa e apoia associações do setor.

A relação do Aché com os governos federal e estaduais é pautada pela transparência e conduzida de forma técnica por equipe própria e/ou por intermédio de associações que representam as indústrias farmacêuticas e estabelecem fóruns para o aprimoramento dos processos e da qualidade dos produtos. O objetivo é contribuir com o governo na elaboração de uma regulamentação adequada e alinhada às necessidades do setor.

Assim, participamos e apoiamos as seguintes associações:

GRI G4-16

Parceiros de negócio

+ de 240
empresas certificadas desde o início do programa, há dez anos.

Mais do que fornecedores, o Aché considera essas empresas parceiros de negócios e procura oferecer as melhores oportunidades de aprendizado e qualificação. Para estimular as boas práticas e buscar elevados padrões de qualidade e excelência operacional, há dez anos realizamos o programa Parcerias para a Excelência, que certifica novos fornecedores e premia os melhores em dez categorias, envolvendo toda a cadeia de valor.

Em 2016, foram certificados e premiados 13 parceiros, entre fornecedores, prestadores de serviços e clientes, que se destacaram nos últimos 12 meses na excelência dos produtos fornecidos e serviços prestados ao Aché.

Qualificação

GRI-G4-12

Os contratos de fornecimentos de insumos (matérias-primas e embalagens) têm cláusulas ambientais, de segurança e de garantia da não utilização de mão de obra infantil. Anualmente, o Aché realiza auditorias para assegurar o cumprimento das cláusulas contratuais e da legislação vigente. Em 2016, realizamos 45 visitas/auditorias in loco a fabricantes de insumos farmacêuticos internacionais ativos e 54 auditorias nacionais, que abrangem desde o atendimento à regulamentação sanitária brasileira até a qualidade do produto e a responsabilidade ambiental. Um sistema interno faz o controle dos fornecedores, elaborando relatórios de análise e qualificação.

A qualificação dos novos fornecedores é realizada por uma equipe dedicada, estruturada em 2015, que entrou em ação em 2016. A missão desses profissionais é qualificar e desenvolver os parceiros para que tenham o nível de qualidade requerido pelo Aché, garantindo que nosso produto chegue ao mercado com qualidade total, utilizando as certificações da Anvisa, Invima (Colômbia), Digemid (Peru) e ISO 14001. Atualmente, 42% dos nossos fornecedores são qualificados presencialmente e 241 são certificados com qualidade assegurada.

Clientes

A plataforma Integra Aché é composta por três portais: Cresça com Aché, Compre com Aché e Cliente Aché.

Em total alinhamento ao pilar Foco no Cliente, do Planejamento Estratégico, a área comercial deu continuidade às iniciativas em busca de maior capilaridade e distribuição numérica, ampliando a prestação de serviços e a oferta de valor a nossos clientes. Nesse sentido, integramos a gestão das áreas Comercial, Genérico e MIP, decisão fundamental para levarmos condições comerciais cada vez mais atraentes a nossos clientes.

Ampliamos nossa rede de distribuidores e parceiros de modo a atender aos pontos de venda (PDVs) que ficam em regiões mais distantes. Também aproveitamos as sinergias das Forças de Geração de Demanda e das Forças de Vendas para potencializar o atendimento do receituário no ponto de venda.

Conduzimos, com uma consultoria, um profundo trabalho de Go to Market, surgindo então o projeto Aché no PDV, que definiu o modelo e a forma de atuar e chegar ao mercado de acordo com cada perfil de cliente, mapeando os mais de 70 mil PDVs. A partir das informações coletadas, o projeto será executado em 2017. A proposta de valor que já existia para qualificação e treinamentos foi ampliada com o lançamento da plataforma Integra Aché, no Dia Nacional do Cliente, 15 de setembro, com três portais: Cresça com Aché, Compre com Aché e Cliente Aché. De setembro a dezembro, registramos mais de 20 mil inscritos.

Integra Aché traz três portais que reúnem serviços e informações em um único lugar.

Saiba mais

Para conhecer o Integra Aché, acesse http://www.integraache.com.br/.

Comunidade

Valor para Todos

Blog reúne informações sobre iniciativas do Aché, que geram e compartilham valor com a sociedade.

Para promover a educação, a saúde, o esporte e o desenvolvimento social, o Aché investe em projetos que beneficiam a sociedade, por meio de parcerias. Apoiamos projetos de pesquisa, atendimento e melhoria na qualidade de vida em hospitais e instituições como A.C. Camargo, Hospital Infantil Sabará, Hospital de Câncer de Barretos, Complexo Pequeno Príncipe e Associação Maria Flos Carmeli.

Em 2016, o Complexo Pequeno Príncipe concedeu ao Aché o certificado de reconhecimento pelo apoio e investimento em projetos de atendimento integral em saúde, com igualdade e humanização para milhares de crianças de todo o País.

Levamos 150 crianças e adolescentes, alunos da Associação Maria Flos Carmeli, para assistir à Alegria do Circo, do Risadaria, o maior festival de humor do mundo.

Por meio de leis de incentivos fiscais, o Aché segue apoiando projetos sociais, culturais e esportivos, por entender que sua missão de melhorar a vida das pessoas vai além da oferta de produtos e serviços.

Exposição Frida Kahlo: conexões entre mulheres surrealistas no México.

Aché Cultural

R$ 10,8 milhões
destinados a projetos culturais, sociais e esportivos em 2016.

O acesso à cultura é promovido, em parte, no Complexo Aché Cultural, um amplo espaço destinado a manifestações artísticas.

O destaque de 2016 foi a exposição Gaudí: Barcelona, 1900, com 46 maquetes em escalas monumentais do arquiteto Antoni Gaudí, além dos trabalhos trazidos do Museu Nacional de Arte da Catalunha, do Museu do Templo Expiatório da Sagrada Família e da Fundação Catalunya-La Pedrera.

Nos últimos anos, o Aché patrocinou importantes exposições promovidas no espaço, como: Tomie 100-101, que trouxe as obras da artista produzidas dos 100 aos 101 anos; Joan Miró, com os trabalhos do escultor, pintor, gravurista e ceramista surrealista catalão; e Frida Kahlo, renomada artista mexicana que teve uma vida de superações e sofrimentos refletidos em sua obra, se tornando uma das maiores pintoras do século 20.

Além disso, para comemorar os 50 anos da companhia, em 2016 o musical Hoje é Dia de Maria foi exibido no teatro Cetip, localizado no Complexo Aché Cultural. Os colaboradores foram convidados a prestigiar o espetáculo gratuitamente.

Fachada Complexo Aché Cultural.