Ousando ir mais longe

Capital Humano

Em 2016, 277 novos profissionais passaram a fazer parte da Geração Aché.

A bem-sucedida trajetória da companhia é pautada na competência da Geração Aché. A gestão de pessoas tem uma estrutura sistematizada para desenvolver, manter e valorizar os profissionais. Com um modelo próprio (veja quadro), atuamos em três frentes:

Em 2016, 45 pessoas com deficiência foram contratadas.

Em 2016, a Diretoria Recursos Humanos promoveu ações e executou projetos em Gestão de Pessoas para atender ao Planejamento Estratégico. Nesse aspecto, fizemos uma mudança na estrutura organizacional, consolidando estruturas, movimento que envolveu as áreas de Demanda, Marketing, MIP e Financeira. Implementamos o modelo integrado de competência e o Programa de Sucessão.

Na gestão de contratação de pessoas, uma iniciativa se destacou em 2016: o Núcleo Incluir, Superar e Integrar, criado para a contratação de pessoas com deficiência. Para formar o núcleo, colaboradores com deficiência foram desenvolvidos e passaram a mapear profissionais com deficiência e atuar no processo seletivo. O número de contração em 2016 foi de 45 profissionais com deficiência. Além de oferecer novas oportunidades a profissionais internos e do mercado, a criação do núcleo junto à equipe de Planejamento de Pessoas resultou em uma economia superior a R$ 1 milhão, antes destinado a consultoria externa.

4,6 mil
colaboradores formam nossa força de trabalho.

Colaboradores na sede administrativa, em Guarulhos.

Perfil dos colaboradores

GRI G4-10
Por nível funcional201420152016
HomensMulheresHomensMulheresHomensMulheres
Conselho909181
Diretoria104154146
Gestores924489509552
Coordenadores218100218112215118
Supervisores5679710
Administrativo184376210469232523
Operacional542479569484596484
Forças de Geração de Demanda e de Vendas1.2058691.1339771.049951
Aprendizes2948295966128
Estagiários104413371729
Total por gênero2.3041.9702.2922.2022.2992.302
Total4.2744.4944.601
Por tipo de contrato de trabalho      
Tempo determinado713916915
Tempo indeterminado2.2881.9572.2742.1852.2822.286
Total por gênero2.2951.9702.2832.2012.2912.301
Por tipo de emprego      
Jornada integral2.2521.7902.1512.0992.2022.062
Meio período4318013210289239
Total por gênero2.2951.9702.2832.2012.2912.301

2 mil profissionais
compõem a equipe de geração de demanda e de vendas do Aché.

Geração de Demanda e Vendas

Duas fortes equipes, com cerca de 2 mil profissionais, entre vendedores, consultores e propagandistas, asseguram a posição do Aché no mercado.

Investimos fortemente no treinamento e na capacitação das nossas Forças de Demanda e de Vendas. Em 2016, dedicamos 210.448 horas para o treinamento e o desenvolvimento de nossos colaboradores.

Forças de Geração de Demanda

Geração Aché: programas de valorização e desenvolvimento

O cuidado do Aché com os colaboradores também contempla programas e ações contínuas sobre saúde, segurança e qualidade de vida, para construir um ambiente mais seguro e saudável dentro e fora da companhia. Entre eles estão: Programa Cuidar, Reconhecimento por Tempo de Casa, Ação de Graças e Celebra Aché, a festa de fim de ano. Na planta de Guarulhos, mantemos o Centro de Desenvolvimento Infantil (CDI), que atende filhos de até 4 anos das colaboradoras e promove o desenvolvimento pedagógico, por meio de atividades físicas e aulas interdisciplinares.

Para atender aos desafios de um País com proporções continentais, em 2016 criamos duas áreas geográficas, chamadas de Orion e Pegasus, com cerca de mil profissionais em cada divisão. Nosso objetivo é entender e atender às necessidades e às particularidades de cada região, para maximizar e customizar a comunicação e os investimentos em marketing.

Em 2016, visitamos aproximadamente 160 mil médicos, de 25 diferentes especialidades, além de 18 mil pontos de vendas.

Lançamos a plataforma Yammer, ferramenta que facilita a comunicação, a troca de melhores práticas, as informações de mercado entre os times de campo, o marketing e as demais áreas da companhia em tempo real.

Todo esse investimento foi compensado com um resultado expressivo na geração de demanda. A demanda em reais do Aché teve um crescimento de 18,4% (fonte, IMS PPP 2016).

Forças de Vendas

As Forças de Vendas atuam com a negociação de produtos, fomentando a exposição e a visibilidade do Aché em farmácias, drogarias e grandes redes. Esses profissionais também levam informações de apoio ao varejo. À medida que a companhia cresce, é fundamental contar com uma Força de Vendas capacitada e bem treinada para a execução das ações definidas no Planejamento Estratégico.

Código de Conduta

O Aché possui um Código de Conduta vigente que estabelece os procedimentos e as diretrizes a serem seguidos por nossos colaboradores, e está alinhado à Lei 12.846/2013 (Lei da Empresa Limpa).

A companhia realiza periodicamente a avaliação de riscos do negócio, identificando suas fontes de relacionamentos e corrigindo eventuais não conformidades, inclusive as relacionadas à corrupção. Cabe ao Comitê de Governança fazer a gestão da conformidade, cujo resultado é reportado ao Comitê de Finanças e Gestão de Riscos, do Conselho de Administração, com o apoio de auditorias interna e externa, e por investigações que podem ser iniciadas a partir de denúncias no Canal de Ouvidoria. Em 2016, não houve reporte de nenhum caso de corrupção. GRI G4-SO5

O Código de Conduta Aché é disseminado para 100% dos colaboradores.

Um treinamento abrangente, por meio de e-learning, foi realizado em 2014 para 100% da companhia. Em 2016, não houve treinamento formal. No entanto, todos os colaboradores que são admitidos recebem o Código de Conduta e uma explicação sobre o documento durante a integração. GRI G4-SO4

Atualmente, o Aché está implementando um programa de conformidade e, para 2017, está prevista a realização de treinamentos para o Código de Conduta e para a legislação anticorrupção.

Saúde e segurança

O Aché conta com a Política de Segurança do Trabalho, Saúde Ocupacional e Meio Ambiente (Sesma), que define as diretrizes de atuação acerca do tema e na qual se compromete com a preservação ambiental, a saúde ocupacional e a segurança. Também realizamos treinamentos, campanhas de conscientização e formação dos colaboradores para adotarem atitudes seguras e responsáveis, prevenindo acidentes. Esses esforços resultaram em uma queda significativa de 33% no número de acidentes de trabalho em 2016, comparado ao ano anterior. A redução desse índice foi incluída como meta do BSC.

Em 2016, conseguimos a renovação da certificação OHSAS 18001, que define os requisitos mínimos para melhores práticas em gestão de saúde e segurança ocupacional.