Aché é eleita a empresa farmacêutica mais inovadora no Prêmio Valor Inovação

 

Tricampeã consecutiva do setor, companhia é destaque também entre as 10 empresas mais inovadoras do País

 

4 de julho de 2017 – Pelo terceiro ano consecutivo, o Aché Laboratórios é a empresa vencedora da categoria “Farmacêutica e Ciências da Vida” do prêmio Valor Inovação Brasil 2017, promovido pelo jornal Valor Econômico em parceria com a consultoria Strategy&, da PwC. A companhia também é Top 10 entre as 150 empresas mais inovadoras do Brasil, alcançando a 10ª colocação entre todas as participantes. Em 2016 o Aché esteve na 17ª colocação e, em 2015, ocupou o 25º lugar. O evento de premiação foi realizado ontem (3/7), em São Paulo.

 

O ranking publicado no anuário Inovação Brasil 2017 reconhece os esforços das empresas que têm a inovação em suas estratégias e utiliza como critérios principais de seleção o percentual da receita direcionada para inovação, a criação de novos produtos, processos e estruturas; o número de lançamentos bem-sucedidos; a indicação feita pelas próprias empresas das companhias mais inovadoras do Brasil; a maturidade dos processos de inovação; e a implantação de uma cultura voltada para essa área. Neste ano, o prêmio contou com aumento de 20% no número de empresas participantes em relação à última edição, e o Aché vem se destacando e ganhando posições neste ranking.

 

De acordo com Stephani Saverio, diretor de Inovação, Desenvolvimento de Negócios e Internacionalização do Aché, “os investimentos estruturados realizados nos últimos anos, combinados ao processo de pensar a inovação de forma coletiva, ganham o reconhecimento do mercado mais uma vez, o que reitera nosso compromisso com a saúde das pessoas e fortalece nossa certeza de que é por meio de produtos inovadores que podemos levar mais vida às pessoas, onde quer que elas estejam”.

 

Inovação como estratégia de crescimento

 

Um dos pilares estratégicos para o crescimento sustentável da empresa, a inovação no Aché recebeu investimento de 203 milhões de reais no último ano com o lançamento de 27 produtos. Até 2020, mais de 120 projetos devem entrar para o portfólio da empresa. Com os altos investimentos realizados, o crescimento registrado no último ano foi de 15,1% em receita líquida e 15,2% em lucro líquido na comparação com o ano anterior.

 

Criado em 2015, como parte do planejamento estratégico 20/30 que pretende alcançar 20 bilhões de reais em receita líquida em 2030, o Núcleo de Inovação do Aché é composto por cinco diretorias que atuam de forma complementar para criar iniciativas fundamentais para o desenvolvimento da empresa. Isso possibilita o lançamento acelerado de novas soluções terapêuticas para médicos e pacientes, levando mais vida e saúde para as pessoas.

 

Inovação radical e incremental

 

Considerada fundamental para o desenvolvimento de novos produtos, a inovação ganhou força no Aché após a criação do planejamento estratégico 20/30 e do Núcleo de Inovação, que integra as cinco diretorias envolvidas no processo: Desenvolvimento de Negócios, Parcerias e Internacionalização, Inovação Radical,  Inovação Incremental, Desenvolvimento Analítico e Farmacotécnico e Núcleo Médico-Científico.

 

A área de Inovação Radical dedica-se à pesquisa e desenvolvimento de princípios ativos inovadores, protegidos por patentes no Brasil e no mundo, com ênfase em medicamentos fitoterápicos e medicamentos sintéticos. Para acelerar a pesquisa de novos ativos sintéticos, o Aché inaugurou em 2015 o Laboratório de Design e Síntese Molecular em sua sede em Guarulhos. “Trata-se do primeiro laboratório em farmacêutica nacional com este propósito, a síntese de moléculas inovadoras com o objetivo de desenvolver novas aplicações farmacêuticas para a saúde humana”, revela o cientista e diretor de Inovação Radical, Cristiano Guimarães.

 

A inauguração deste laboratório possibilitou ao Aché, em 2016, entrar no Structural Genomics Consortium (SGC), uma parceria público-privada internacional para acelerar o desenvolvimento de novos medicamentos por meio do modelo Open Science. “O Aché é o único laboratório farmacêutico brasileiro participante do SGC. Esta colaboração já gerou pesquisa de alto impacto, publicada em jornais científicos internacionais. O foco principal desta colaboração é a pesquisa em quinases, enzimas intimamente ligadas a vários tipos de câncer”, completa Guimarães.

 

Já a diretoria de Inovação Incremental desenvolve melhorias em moléculas e produtos já existentes no Brasil e no mundo, por meio da aplicação de tecnologias farmacêuticas para criar novas associações, formulações, apresentações e formas de administração. Edson Bernes, diretor de Inovação Incremental, destaca que "a pesquisa nesta área tem foco nas necessidades não atendidas de pacientes, e pode contribuir para a diminuição de efeitos adversos e para o aumento da comodidade posológica (reduzindo a tomada de um medicamento de três ou quatro vezes ao dia para uma vez ao dia)."

 

Em 2016, o Aché anunciou a parceria com a empresa global Ferring Pharmaceuticals para a construção do NILE – Nanotechnology Innovation Laboratory Enterprise, laboratório dedicado à pesquisa e desenvolvimento de novos produtos com base em nanotecnologia que deve entrar em operação até o fim deste ano. Além disso, o Aché tem participado ativamente do fomento ao desenvolvimento de produtos inovadores no Brasil e se aproximado de universidades, governo e instituições de fomento por meio do Instituto de Ciência e Tecnologia Aché. "Melhorias incrementais promovem a adesão ao tratamento e melhoram a vida das pessoas", explica Bernes.

 

Completam o Núcleo de Inovação a diretoria de Desenvolvimento de Negócios, Parcerias e Internacionalização, responsável pelas exportações e alianças com parceiros nacionais e internacionais para lançamento de produtos; a diretoria de Desenvolvimento Analítico e Farmacotécnico, que cria e valida métodos de identificação e quantificação das substancias químicas ativas, potenciais impurezas, produtos de degradação e desempenho do produto que garantem a qualidade, e o Núcleo Médico-Científico, que engloba as áreas de Farmacovigilância, Pesquisa Clínica e Bioequivalência e conta com a expertise de médicos de diferentes especialidades na geração de informações técnicas e científicas atualizadas para todas as demais áreas da empresa.

 

Internacionalização por meio da inovação

 

Para Saverio “o Aché está vivendo um dos melhores momentos de sua história, e a motivação que vemos hoje nas equipes de todas as áreas indica que podemos ir muito mais longe”. Segundo ele, “ser classificada como a empresa farmacêutica mais inovadora do Brasil pela terceira vez e estar entre as dez mais do País nos coloca em posição de destaque para avançar em mercados internacionais”. “É por meio da inovação que queremos levar o Aché para além das fronteiras brasileiras”, conclui Saverio.

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