Aché é campeã no prêmio As 100+ Inovadoras no Uso de TI na categoria Indústria Farmacêutica

 

Tecnologia implementada na plataforma Cuidados pela Vida permite controlar a jornada do paciente nos canais

Imagem removida pelo remetente.

 

Alta | Web


 

O Aché Laboratórios, empresa brasileira que tem o compromisso de levar mais vida às pessoas onde quer que elas estejam, conquistou o 1º lugar no prêmio As 100+ Inovadoras no Uso de TI na categoria Indústria Farmacêutica. O estudo  é realizado há 17 anos pelo grupo IT Mídia em parceria com a PwC e avalia projetos de TI que trouxeram impactos aos negócios de empresas no Brasil. O evento aconteceu na noite de terça-feira (7/11), durante o primeiro dia do  IT Fórum Expo  realizado em São Paulo e esta é a terceira vez que o Aché é a empresa campeã do setor. Nos últimos cinco anos, o Aché esteve entre as 100+ e por três vezes foi campeão do setor. No ranking geral das 100 empresas, o Aché ficou em 12º lugar.

O Aché participou desta edição do prêmio com o case sobre a reformulação da plataforma tecnológica do Cuidados pela Vida, programa de relacionamento com o cliente da empresa. Criado em 2009 com o objetivo de aumentar a adesão ao tratamento e o acesso da população a produtos de saúde, o programa contava, na época, com três milhões de pacientes cadastrados que tinham acesso a informações sobre os produtos e à compra facilitada. "Após o primeiro mês da implementação do novo CRM, a base de usuários cadastrados aumentou em 50% chegando a 4,5 milhões, e hoje conta com 7,5 milhões de pacientes", explica o gerente de tecnologia da informação do Aché, Eduardo Kondo.

Com a remodelação tecnológica e de negócios, foi criada uma área de conteúdos sobre patologias e tratamentos assinados por médicos, além de serviços com foco no cliente como o Enfermeiro 24h em que o consumidor pode tirar dúvidas sobre o uso de medicamentos online e 24h por dia. "Hoje conseguimos controlar a jornada do paciente pelos canais do Aché, e assim, podemos entender seu comportamento e suas necessidades", pontua.

"Demos um salto em conectividade criando uma camada de barramento que permite uma governança muito melhor e estamos prontos para decolar com o market place (ambiente de vendas online)", diz Kondo.

Para Camila Crispiniano, gerente de relacionamento com o cliente, "quando inscrevemos o caso, o propósito não era ganhar o prêmio, e sim levar mais vida a milhões de pessoas, garantindo maior qualidade e adesão ao tratamento prescrito pelo médico, com mais de 100 produtos no programa, para que elas possam viver mais e melhor".

A transformação digital pela qual o Aché está passando está apoiada no Planejamento Estratégico de longo prazo da empresa, cujos pilares Inovação, Foco no Cliente, Excelência Operacional, Crescimento e Sustentabilidade norteiam as ações e projetos. Além da plataforma do Cuidados pela Vida, diversos upgrades estão em andamento como o LIMS, APO, QlikView, Ariba, EPM e S4Hana, além de iniciativas em IoT para eficiência energética de água e energia.

Voltar