11 de abril – Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson

 

A Doença de Parkinson afeta mais de 6 milhões de pessoas no mundo (1% da população mundial acima de 65 anos, segundo a OMS – Organização Mundial de Saúde). 10% dos casos iniciam antes dos 45 anos. 10% dos casos podem ser genéticos.

A Doença de Parkinson é a segunda doença neurodegenerativa mais comum no planeta e com grande impacto na qualidade de vida. Além dos tremores, há outros sintomas motores e não motores que caracterizam a doença, como lentidão de movimentos, alterações de postura e equilíbrio, distonias e alterações da expressão facial, fala e deglutição, entre outros.

Apesar de não ter cura, os pacientes têm à sua disposição opções terapêuticas capazes de retardar o avanço da doença e prolongar a qualidade de vida.

Estima-se cerca de 400 mil brasileiros com a doença e uma parcela de casos ainda não diagnosticados. Quanto mais cedo o diagnóstico for realizado, maiores as chances de tratar os sintomas corretamente, retardando a evolução da doença. A conscientização é de extrema importância. Compartilhe!

FEL0210_18 DIA DO PARKINSON REDES SOCIAIS 750X530