Artrolive®: o tratamento modificador da artrose

Chega ao mercado um novo conceito terapêutico para o tratamento da artrose: Artrolive® (sulfato de glicosamina e sulfato de condroitina), a primeira associação de duas substâncias essenciais para a reconstituição de cartilagens das articulações. Lançamento do Aché Laboratórios, é medicamento que se propõe a interferir no curso do desenvolvimento da artrose, ou osteoartrose, doença degenerativa da articulação, cujos sintomas mais comuns são a dor nas articulações e limitação de movimentos.

Considerado droga modificadora de doença, o Artrolive® pode diminuir e até frear a sua evolução, uma vez que traz em sua composição o sulfato de glicosamina e o sulfato de condroitina, substâncias que auxiliam na regeneração da matriz cartilaginosa e no aumento da elasticidade das cartilagens das articulações, os principais alvos do processo degenerativo da artrose, além de atuar na diminuição da produção de substâncias que causam a inflamação, levando à diminuição da dor e à maior facilidade de movimentos.

Para o Dr. Sebastião Radominski, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia e professor adjunto e chefe de Reumatologia na Universidade Federal do Paraná, “estamos assistindo à introdução de um novo conceito terapêutico para o tratamento de osteoartrose no Brasil, que é o da possibilidade de reposição das substâncias próprias do organismo que, por diversos motivos, foram degeneradas e levaram à ocorrência da artrose.”

Nos EUA, de acordo com a Arthritis Foundation, a artrose atinge mais de 16 milhões de americanos e é considerado o tipo mais comum de doença articular. Conseqüência quase inevitável do processo de envelhecimento, está atrás apenas das doenças cardiovasculares na produção de incapacidade crônica grave. No Brasil, é responsável por 7,5% dos afastamentos do trabalho, segundo o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), e é também a segunda doença em auxílio-doença (em prorrogação), com 10,5%.

Efeito duradouro e consistente

Com apresentação em frasco de plástico opaco contendo 30 cápsulas, o Artrolive® compõe-se de 500 mg de sulfato de glicosamina mais 400 mg de sulfato de condroitina. Como o medicamento atua de gradativa, o alívio da dor e a restauração das funções articulares ocorrem a partir de um período mínimo de três semanas de utilização.

Segundo o Dr. Radominski, a grande contribuição de um medicamento modificador, como o Artrolive®, é exatamente o efeito duradouro e consistente que ele proporciona. Segundo ele, os medicamentos mais utilizados hoje para se combater a artrose são os analgésicos e os antiinflamatórios. “Esses medicamentos aliviam a dor e a inflamação em um primeiro momento, mas não interferem na progressão da artrose”, alerta. “Vamos continuar usando remédios para aliviar a dor e a inflamação, mas agora temos a opção de interferir no curso da doença, garantindo ao paciente maior qualidade de vida a longo prazo”, conclui.

Uma metanálise de 15 estudos clínicos sobre a eficácia da glicosamina (911 pacientes) e condroitina (700 pacientes), publicada em 2000 no JAMA – Journal of the American Medical Association (Jornal da Associação Médica Norte-Americana), comprova a eficácia dessas substâncias na melhora dos pacientes com osteoartrose de joelho e quadril.

De acordo com Emílio Maganha, gerente de marketing do Aché, o tratamento com o Artrolive® modifica a história natural da osteoartrose. “A atuação do medicamento pode ser dividida em três passos: regeneração articular, alívio da dor e melhora da mobilidade”.

É importante destacar que, nos EUA, os sulfato de glicosamina e o de condroítina são vendidos há cerca de quatro anos combinados com vitaminas como suplementos alimentares, enquanto Brasil optou por seguir o modelo europeu, que comercializa as substâncias como medicamento há três anos. “Com o lançamento do Artrolive®, os pacientes terão à disposição um medicamento elaborado a partir de matéria-prima controlada e padronizada, cuja qualidade é garantida por rígidas normas de controle, além de não gastar com tratamento importado”, finaliza Maganha.

Sobre o Aché

Sediado em Guarulhos, na Grande São Paulo, o Aché Laboratórios é a maior indústria farmacêutica nacional com 104 marcas de produtos éticos e OTC, e a primeira no ranking de geração de receituário por parte da classe médica. Possui cerca de 2.500 colaboradores e sua força de vendas é a maior do país, visitando mais de 140 mil médicos. Os produtos do Aché estão à venda em mais de 50 mil farmácias em todo o país.

Mais informações:

CDI – Casa da Imprensa