Acheflan® Aerosol: da natureza vem o mais novo tratamento para traumas esportivos

O primeiro medicamento com pesquisa e desenvolvimento 100% nacionais, elaborado a partir de uma planta brasileira, chega ao mercado em apresentação aerosol

Após o sucesso do Acheflan® (alfa-humuleno), lançado ano passado e hoje líder no segmento de antiinflamatórios tópicos sob prescrição médica, o Aché Laboratórios lança a versão Aerosol do medicamento, indicado para o tratamento de traumas, dores musculares e tendinites.

O Acheflan® é o primeiro medicamento com pesquisa e desenvolvimento 100% nacionais. Desenvolvido a partir do extrato da Cordia verbenacea, uma planta encontrada na Mata Atlântica, conhecida popularmente como erva-baleeira, o Acheflan® Aerosol chega ao mercado com diversas vantagens, entre elas a absorção mais rápida, de cerca de 30 minutos, e a praticidade do uso. “Os estudos realizados mostram que os pacientes tratados com alfa-humuleno tiveram alívio mais rápido da dor e inflamação e um tratamento mais eficaz do que aqueles que utilizaram o diclofenaco dietilamônico, com o mesmo perfil de segurança”, explica José Roberto Lazzarini, diretor Médico-Científico do Aché.

De acordo com Sérgio Ricardo Cunha, gerente do produto, “a praticidade da embalagem em aerosol torna esta apresentação ideal para atletas e esportistas.”

“O Acheflan® quebrou um paradigma na indústria farmacêutica nacional. Temos a patente internacional do medicamento e estamos, inclusive, negociando parcerias com laboratórios internacionais para as apresentações aerosol e creme. Além disso, os estudos para o desenvolvimento da versão oral estão em estágio avançado”, destaca Wilson Flores, diretor de Marketing do Aché.

Eficácia superior, cientificamente comprovada

Um estudo conduzido por pesquisadores da Faculdade Oswaldo Cruz, Unicamp, Unifesp, Hospital Municipal Cármino Carrichio (SP), e pelo Sport Club Corinthians Paulista mostrou eficácia superior do Acheflan® em comparação ao diclofenaco dietilamônico, com diferenças estatisticamente significantes. A pesquisa, realizada com 114 pacientes, apontou também que o alfa-humuleno é tão seguro quanto o diclofenaco dietilamônico no tratamento de traumas.

Descoberta inusitada

Extraído da Cordia verbenacea, planta encontrada na Mata Atlântica, e conhecida popularmente como erva-baleeira ou “maria-milagrosa”, a descoberta do Acheflan® é, no mínimo, inusitada. Victor Siaulys, presidente do Conselho de Administração do Aché, se machucou durante uma partida de futebol na praia. Um caseiro da região ofereceu a ele uma garrafada da planta para aliviar a dor.  Como os efeitos foram rápidos e positivos, Siaulys decidiu pesquisar melhor os efeitos terapêuticos da planta.

Os estudos para o desenvolvimento de Acheflan® levaram sete anos e foram conduzidos em parceria com quatro importantes universidades do País (Universidade Federal de Santa Catarina, Unifesp, PUC-Campinas e Unicamp). A pesquisa sofreu um grande avanço com a descoberta de que o alfa-humuleno era o princípio ativo responsável pela ação antiinflamatória, e não a artemitina. “Descobrimos isso na fase de testes em animais. A própria literatura informava erroneamente. Após esta descoberta, demos uma reviravolta em tudo o que havia sido feito até então”, conta João B. Calixto, professor de Farmacologia da Universidade Federal de Santa Catarina.

Por se tratar de um medicamento elaborado a partir de um extrato vegetal, a preocupação com a extração sustentável foi constante no desenvolvimento do Acheflan®. Por este motivo, a matéria-prima para sua fabricação tem origem num centro de pesquisa da Unicamp e na Centroflora, onde mudas de Cordia verbenacea são cultivadas. Este cuidado também visa a qualidade e constância dos extratos utilizados no antiinflamatório, fator fundamental para sua eficácia.

Sobre o Aché

Sediado em Guarulhos, na Grande São Paulo, o Aché Laboratórios é a maior indústria farmacêutica da América do Sul com capital 100% nacional, oferecendo 250 opções terapêuticas. Conta com cerca de 2.800 colaboradores, três unidades industriais e possui também uma das maiores força de vendas do setor farmacêutico no País.

Mais informações:
CDI – Casa da Imprensa